Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
03/10/2022

PR: Alteração de prenome e gênero | Mutirão “Meu Nome, Meu Direito” atende 28 pessoas em Foz do Iguaçu

Fonte: ASCOM/DPEPR
Estado: PR
A Defensoria Pública do Estado do Estado do Paraná (DPE-PR) atendeu 28 pessoas nesta sexta-feira (30/09) na primeira edição do mutirão de orientação para retificação de prenome e gênero “Meu Nome, Meu Direito” para a população trans realizado no interior do estado. A ação foi organizada pela equipe da sede da DPE-PR em Foz do Iguaçu com o apoio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) e da Ouvidoria-Geral Externa da DPE-PR. 
 
O serviço foi voltado para mulheres trans e homens trans, maiores de 18 anos, que desejam fazer a retificação de prenome e gênero. Quem passou pela sede da DPE-PR em Foz do Iguaçu na manhã desta sexta obteve toda a orientação sobre quais documentos providenciar e também sobre como funciona o procedimento, quais são os prazos e o passo a passo para conseguir a retificação.
 
Ariel Odara Bianchi é travesti e foi uma das pessoas que buscou orientações neste mutirão. Ela soube da ação por meio do grupo de mobilização Frente Trans (FTU) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e avaliou o evento de orientação para retificação de prenome e gênero como “extremamente importante”. “Porque isso é o meu direito, é um direito humano, é um direito humano garantido e é meu direito de identidade, de me expressar e de viver”.
 
Para o defensor público coordenador da sede de Foz do Iguaçu, Vinicius Santos de Santana, o mutirão demonstrou a importância desse atendimento uma vez que as pessoas trans devem antes ter conhecimento sobre como buscar a retificação no seu nome e garantir sua própria dignidade. “A retificação de gênero também é uma forma de garantir minimamente a dignidade dessas pessoas, seu direito de personalidade, para que elas possam, então, viver de acordo com a forma que lhes traz mais conforto e felicidade. Esse mutirão demonstrou a importância da Defensoria e a necessidade da Defensoria Pública aqui em Foz do Iguaçu”.
 
Próxima edição
 
No dia 26 de outubro é a vez de Maringá receber o mutirão “Meu Nome, Meu Direito”. O atendimento à população trans vai ser realizado das 10h às 15h no Auditório Hélio Moreira, na Avenida XV de Novembro, 701, Centro, anexo à Prefeitura. 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)