Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
25/08/2022

ANADEP participa da cerimônia de abertura do 150º Período Ordinário de Sessões da Corte Interamericana de Direitos Humanos

Fonte: ANADEP
Estado: DF
A ANADEP participou, na segunda-feira (22), da cerimônia de abertura do 150º Período Ordinário de Sessões da Corte Interamericana de Direitos Humanos. A solenidade aconteceu no Palácio do Itamaraty, em Brasília.  Esta é a terceira vez que o Período de Sessões Ordinárias da CIDH vem ao Brasil, as outras duas foram em 2006 e 2013.  
 
Estiveram presentes a presidenta da ANADEP e a vice-presidenta administrativa, Rivana Ricarte e Juliana Lintz; a diretora 1º tesoureira da Associação e defensora do RS, Mariana Py Muniz; e as defensoras públicas, Caroline Tassara (RJ), Liana Lisboa (CE), Isadora Brandão (SP), Isabel Penido (DPU), Mariana Lima (MG), Andréa Vaz Perdigão (RJ) e Renata Tavares (DPI).
 
A Corte também realizou, à tarde, o Seminário Internacional: "Controle de convencionalidade e grupos em situações de vulnerabilidade" em homenagem ao ex-presidente e ex-juiz da Corte IDH, Prof. Antônio Augusto Cançado Trindade. O encontro aconteceu no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. O seminário contou com três painéis que discutiram temas, como a centralidade da vítima no direito internacional dos direitos humanos; o funcionamento do sistema interamericano de proteção aos direitos humanos; e a jurisprudência da corte IDH em relação a grupos em situação de vulnerabilidade.
 
Na ocasião, a ANADEP também entregou ao juiz presidente da Corte, Ricardo Pérez Manrique, e ao secretário geral, Pablo Saavedra, o convite do XV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, que acontecerá de 8 a 11 de novembro, em Goiânia (GO).
 
 
 
A programação da Corte IDH terminará no sábado (27), com a realização de audiências públicas sobre casos julgados pelo órgão.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)