Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
09/08/2022

ANADEP e AGDP presentes na solenidade de posse de 45 defensoras e defensores públicos em Goiás

Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da DPE-GO
Estado: GO
 
O dia 5 de agosto de 2022 marcou mais um episódio na história da Defensoria Pública do Estado de Goiás. Em cerimônia realizada no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, com a presença de autoridades e familiares, foi realizada a posse solene de 45 novas defensoras e defensores públicos na Instituição. A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e o presidente da AGDP, Allan Joos, participaram da solenidade. 
 
 
Até o mês passado, a DPE-GO contava com 83 defensores públicos em atividade. Agora, serão 128 membros(as). Os(as) novos(as) membros(as) são oriundos do III Concurso Público para ingresso na 3ª categoria. A chegada dos(as) profissionais faz parte do Plano de Expansão da DPE-GO para o interior, onde atuará com maior presença no Entorno do Distrito Federal.
 
De acordo com dados do 2º Mapa das Defensorias Públicas Estaduais e Distrital no Brasil, em Goiás mais de 5 milhões de pessoas são potenciais usuárias dos serviços da Defensoria Pública. No entanto, a DPE-GO só possui atendimento efetivo em cinco comarcas: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Inhumas e Anápolis. 
 
Para o presidente da AGDP, Allan Joos, a posse é sinônimo de perserverança e luta para ampliação da atuação da Instituição. "É uma posse que beneficia a população vulnerável de nosso estado, principalmente, as pessoas que vivem em cidades do interior e com dificuldade de acesso à justiça", disse. 
 
Já Rivana Ricarte registrou a importância efetiva e simbólica daquela posse relembrando o trabalho da ANADEP para o fortalecimento da Defensoria Pública no Estado de Goiás. “É emocionante testemunhar a posse de 45 novos colegas em Goiás que chegam para ampliar o acesso à justiça da população em situação de vulnerabilidade no estado. A ANADEP muito lutou para que houvesse a posse dos colegas do primeiro concurso para defensor público no estado. Aquele concurso ocorreu em 2010, mas a posse do veio em 2015. Então ver hoje essa posse ocorrendo é a certeza de que a semente bem plantada da frutos.” Concluiu sua fala convidando aos colegas empossados que se somem ao trabalho associativo responsável porque a Defensoria Pública em Goiás ainda tem muito a crescer. 
 
Em seu discurso de boas-vindas às novas defensoras públicas e defensores públicos do Estado de Goiás, o defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior, ressaltou a importância do crescimento da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO). “Nós fazemos a diferença todos os dias, garantindo o acesso à justiça integral e gratuita na vida de pessoas privadas de liberdade, da população em situação de rua, das mães solo, das crianças, dos adolescentes e dos idosos”, disse o defensor público-geral.
 
Às vésperas da cerimônia de posse, o grupo iniciou o curso de formação oferecido pela DPE-GO. Nas aulas, estão sendo apresentadas a Instituição, todos os seus núcleos e diretorias, além das atribuições de cada Defensoria Pública Especializada. 
 
No próximo dia 19 de agosto será a vez do grupo participar da parte associativa do curso em que a ANADEP e a AGDP falarão sobre as atividades no legislativo e jurídico e a luta para garantia das prerrogativas da classe.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)