Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
02/08/2022

ANADEP é patrocinadora do Conbrascom; DPE-RJ sediará edição deste ano

Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da ASCOM/DPE-RJ
Estado: DF
 
A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) é uma das patrocinadoras da edição deste ano do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom 2022). O evento será sediado, de 3 a 5 de agosto, na Defensoria Pública do Rio de Janeiro. É a primeira vez que o evento é organizado por uma Defensoria Pública, definida pela Constituição como instituição essencial para o acesso à Justiça. O tema central escolhido para esse ano é “Comunicação e Democracia”.
 
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, pontua que a participação da entidade no Congresso vai ao encontro de todo o trabalho desenvolvido pelas Associações Estaduais e do DF e das Defensorias Públicas em prol do fortalecimento da comunicação institucional que visa sensibilizar a população, imprensa e Poderes sobre o papel da Defensoria Pública para o acesso à justiça para os grupos em situação de vulnerabilidades. "É impossível pensar a concretização de educação em direitos promovida pela nossa Instituição sem pensar em uma comunicação sólida e eficaz que dialogue com todos os nossos públicos. O Conbrascom faz com que profissionais da área se reúnam para discutir, em um ambiente qualificado, a formação de profissionais que compreendam direitos humanos e o funcionamento do sistema de justiça", diz. 
 
As assessoras de comunicação da ANADEP, Karyne Graziane e Stephanny Guilande, participarão de toda a programação do Conbrascom. A vice-presidenta administrativa representará a Associação Nacional na solenidade de abertura. 
 
Programação
 
A palestra de abertura do evento será realizada na quarta-feira (3), às 18h, no Theatro Municipal, na Cinelândia, pela jornalista e escritora Eliane Brum, colunista do espanhol El País e colaboradora de jornais e revistas da Europa e dos Estados Unidos. A entrada é aberta ao público, com distribuição de ingressos por ordem de chegada.
 
No mesmo dia, pela manhã, no pré-evento, a Defensoria Pública anfitriã levará os participantes do Conbrascom para observar, na prática, como funciona o Circuito Favela por Direitos, projeto pioneiro da Ouvidoria Externa da instituição que, desde 2018, vai às comunidades e às periferias conversar com moradores e moradoras. “Circuito Favela por Direitos é um dos projetos mais revolucionários já vistos numa Defensoria, levando defensoras e defensores públicos para essa vivência nos territórios e promovendo uma formação de experiência na prática. É uma troca: passamos a conhecer melhor as comunidades e elas, seus direitos”, explica o defensor público-geral do Rio, Rodrigo Pacheco.
 
A diretora de Comunicação da Defensoria do Rio, Debora Diniz, complementa: “Queremos apresentar essa iniciativa aos assessores de comunicação do sistema de justiça e poder falar da importância de uma comunicação que traduza as necessidades das comunidades, sobretudo as mais vulnerabilizadas”.
 
O restante da programação é restrito aos participantes do congresso e tem, entre os destaques, palestras da desembargadora e escritora Andréa Pachá e da jornalista da GloboNews Aline Midlej sobre “Como fazer prevalecer o interesse público”. Haverá também debate sobre o uso das tecnologias na comunicação dos movimentos sociais, com a contribuição do ‘favelaker’ Thainã de Medeiros e da comunicadora do MidiaÍndia, Lídia Guajajara. A palestra de encerramento vai falar sobre “O papel das assessorias de comunicação na luta antirracista” com a juiza Flávia Martins de Carvalho.
 
Este ano, o Conbrascom celebra a 20ª edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ) com um recorde de concorrentes: 301 projetos inscritos por diferentes instituições do sistema de justiça de todo o País. Destes, já foram definidos os 36 finalistas, que serão apresentados ao longo do evento. A premiação em cada uma das 12 categorias será conhecida na noite de sexta-feira (5).
 
Conbrascom é uma realização do FNCJ, com organização da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e apoio de Qualicorp Administradora de Benefícios; Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob); Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP); Associação de Defensoras e Defensores do Estado do Rio de Janeiro (Adperj); Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) da Defensoria do Rio; Fundação Escola Superior da Defensoria do Rio (Fesudeperj); Defensoria Pública do Ceará; e Associação Paulista de Magistrados (Apamagis).
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)