Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
29/07/2022

ANADEP e ADEPAM presentes em solenidade de posse popular de 15 novos(as) defensores(as) públicos(as)

Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da ASCOM ADEPAM e DPE-AM
Estado: AM
 
A ANADEP e a ADEPAM participaram, nessa quinta-feira (28), da solenidade de posse de 15 novos(as) defensoras e defensores públicos. A cerimônia foi a primeira posse popular da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, e foi realizada no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus. Com a chegada do grupo, a DPE-AM passa a contar com 145 defensoras e defensores públicos, que reforçarão o atendimento nas comarcas do interior. 
 
Na ocasião, a presidenta da ADEPAM, defensora Melissa Credie Borborema, parabenizou os(as) empossados(as) pelo esforço e dedicação. "A partir de hoje, vocês poderão exercer o múnus constitucional da assistência jurídica integral e gratuita à população amazonense. Que ao navegar pelas águas do rio Amazonas, vocês encontrem a direção certa para sempre chegar onde se clama por Defensoria Pública; munidos de nossas prerrogativas e determinações constitucionais em tempos em que se deve fazer claridade para triunfar a esperança de luta", pontuou. 
 
 
Em seguida, a presidente da ANADEP, Rivana Ricarte, celebrou que a campanha nacional da ANADEP de 2021 “Racismo se combate em todo lugar”, e refletiu também sobre mudanças nos editais de concursos das Defensorias no país, com a implementação do sistema de cotas. Rivana sinalizou ainda que os(as) novos(as) profissionais serão peça-chave na consolidação do acesso à justiça dos mais vulneráveis no estado. "É muito gratificante estar nesses momentos de posse e ver o crescimento da Defensoria Pública em todo o país. Hoje, o ato de posse é um momento muito significativo na vida das defensoras e defensores públicos que estão chegando, mas também é muito significativo para aqueles que estão na Casa. A posse é um rito de passagem. Os(as) colegas entram com espírito de renovação e isso dá um gás para que já está em atuação. É um momento de celebrar esse crescimento da Defensoria Pública do Amazonas, a mais antiga da Região Norte", afirmou. 
 
Ao discursar no evento, o defensor público-geral do Estado, Ricardo Paiva, ressaltou que foi um dia histórico para a Defensoria do Amazonas, porque se realiza a primeira posse popular e porque tomam posse os primeiros defensores e defensoras aprovados no sistema de cotas. “Entendemos que a essência da Defensoria é o povo e que precisamos estar cada vez mais perto da população e entender as suas necessidades. O sistema de cotas é uma forma de contribuir para a redução das desigualdades sociais no País", afirmou. 
 
 
Tomaram posse durante a solenidade: Miguel Eduardo de Azevedo, Emilly Bianca Ferreira dos Santos, Daniele dos Santos Fernandes; Amanda Silva Farias Dias Pereira; Letícia Borges de Ornelas; Thays Lidianne Campos de Azevedo Pereira; Enio Jorge Lima Barbalho Júnior; Rachel Phanuelly Marinho e Silva; Aline de Azevedo da Silva; Suiam da Rocha e Silva Lopes; Pedro Henrique Pereira Paiva; Bárbara Mattos Deucher e Jarden Marquel de Aquino Ribeiro, Ana Sofia Cavalcante Pinheiro e João Gustavo Henriques de Morais Fonseca.
 
A posse contou tanbém com a participação de autoridades do Estado, como: o controlador geral do Estado, Otávio Gomes, representando o Governo do Estado; o desembargador Elci Simões, representando o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM); o controlador-geral do Estado, Otávio Gomes; o secretário municipal chefe da Casa Civil, Rafael Bertazzo, representando a Prefeitura de Manaus; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro; o procurador geral de Justiça do Estado, Alberto Nascimento; e o arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner. 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)