Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
11/07/2022

ANADEP presente em evento do Colégio de Ouvidorias, em João Pessoa

Fonte: ANADEP
Estado: DF
A ANADEP participou, na quinta e sexta-feira (7 e 8/7), da 4ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil (CNODP), no auditório da Faculdade Internacional Brasileira (FIB), no bairro de Tambiá, em João Pessoa. O início dos trabalhos foi antecedido por uma apresentação cultural do Coral Gazzi de Sá, sob a regência do professor maestro Eduardo Nóbrega. O obetivo do encontro foi destacar a importância da representação civil e função social das Ouvidorias como elo de ligação entre a Defensoria Pública e a população vulnerável. 
 
Na ocasião, os(as) participantes foram saudados pela ouvidora-geral da DPE-PB, Maria do Céu Palmeira, pela subdefensora pública-geral institucional Madalena Abrantes e pela presidente do Conselho e ouvidora-geral da DPE-BA, Sirlene Assis. A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, também estava presente no encontro.
 
A palestra inaugural, sobre o tema “Ouvidorias externas, desafios e avanços” foi ministrada pela presidente do CNODP e ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Sirlene Assis. Por sua vez, Rivana Ricarte abordou a temática da Campanha Nacional “Onde há Defensoria Pública, há cidadania e justiça”. Ela destacou a importância das ouvidorias, no sentido de através do diálogo com as comunidades, fazerem com que as Defensorias realmente consigam cumprir o seu papel como agente de transformação social, sobretudo após o advento da Lei Complementar n. 132, em 2009, quando da instituição das ouvidorias nas DPE’s.
 
 
“Desde 2008, por meio de campanhas nacionais, a ANADEP vem desenvolvendo um trabalho de conscientização da necessidade de se ter uma Defensoria Pública presente em todos os espaços para garantir a justiça e cidadania àqueles que delas mais precisam”, concluiu.
 
No encerramento do evento foi ministrado o mini-curso “Formação para atendimento à população transvestegênere”, com a palestrante Gabriella Kollontai. E a palestra em alusão ao Julho das Pretas pela socióloga Mônica Villaça. 
 
A programação do encontro contou também com visita às comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas da Paraíba, bem como homenagens a defensores(as), ouvidores(as), assessores(as) e estagiários(as) da DPE-PB.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)