Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
07/06/2022

Escuta ativa é destaque em audiência pública da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados

Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da Câmara dos Deputados
Estado: DF
A vice-presidenta institucional da ANADEP, Rita Lima, participou nesta terça-feira (7) de audiência pública promovida pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados. O encontro teve por objetivo ouvir sindicatos, movimentos sociais e entidades da sociedade civil a fim de elaborar o plano de trabalho do Colegiado para 2022. 
 
 
Na abertura da sessão, o presidente da CLP, Pedro Uczai (PT-SC), reafirmou a expressão política e democrática do Colegiado, que foi criado em 2001. Para ele, "a comissão facilita a participação da sociedade no processo de elaboração legislativa e abre à sociedade civil um acesso ao sistema de produção das leis do País, chamando o cidadão a levar diretamente ao Parlamento sua percepção dos problemas e demandas da vida real e cotidiana", afirmou.
 
Na audiência pública, Rita Lima destacou o trabalho da ANADEP na defesa das prerrogativas da classe, mas também ressaltou a atuação da entidade em prol do fortalecimento da Defensoria Pública e acesso à justiça às pessoas em situações de vulnerabilidades. Ela chamou atenção dos(as) parlamentares de sempre convidarem representantes da Defensoria Pública para os debates, em especial, nas pautas relacionadas ao sistema de justiça e políticas de direitos humanos.
 
 
"Defender propostas legislativas que, de fato, sejam emancipatórias no campo dos direitos humanos eleva demais para a nossa categoria e afeta também a qualidade do trabalho dessas pessoas. Qualquer proposta legislativa que trate do sistema de justiça não pode esquecer da Defensoria Pública. É preciso pontuar o olhar o da Defensoria, das defensoras e dos defensores públicos nas propostas e políticas de direitos humanos, de segurança pública, de enfrentamento à violência doméstica e familiar, entre outros", frisou. 
 
Ela ponderou também a atuação da Instituição a partir de uma lógica de prevenção de conflitos.
 
Assista na íntegra: 
 

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)