Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
26/05/2022

#DefensoriaSim: Congresso Nacional celebra Dia Nacional da Defensoria Pública durante sessão solene

Fonte: ANADEP
Estado: DF
O Congresso Nacional promoveu, nesta quinta-feira (26/5), sessão solene em alusão ao Dia Nacional da Defensoria Pública, Dia da Defensora Pública e do Defensor Público. A solenidade contou com a participação presencial de mais de 50 defensoras e defensores públicos estaduais e federais. Esta é a primeira sessão presencial, após a flexibilização do isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19. 
 
O requerimento da sessão foi um pleito da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (ANADEF), e apresentado pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) e pela deputada Sâmia Bonfim (PSOL-SP).
 
Compuseram a tribuna de honra: o senador Fabiano Contarato (PT-ES); a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte; a presidenta do Condege, Estellamaris Postal; o presidente da ANADEF, Eduardo Kassuga; e o defensor público geral da União, Daniel de Macedo. 
 
 
Ao defender o tratamento simétrico à Instituição, o senador chamou atenção para um fato. "Eu não canso de dizer: você quer ver como um político quer o bem da população, olha como ele trata a Defensoria Pública. Porque se ele está vilipendiando a Defensoria Pública, ele está vilipendiando os mais vulneráveis", frisou.
 
Em seguida, o parlamentar se colocou à disposição na defesa das prerrogativas da classe. "Isso não é uma fala de um político. Eu posso não ser defensor público de direito, mas me sinto um defensor público de fato. E é como se vocês tivessem defensor público no Senado", concluiu. 
 
 
Em seu discurso, Rivana Ricarte destacou o reconhecimento do Parlamento em relação às atividades das defensoras e defensores públicos. Para a dirigente, celebrar o Dia Nacional da Defensoria representa a esperança. “Estamos celebrando a esperança de continuarmos escrevendo juntos a nossa história institucional, trabalhando para a manutenção das prerrogativas institucionais e para garantia e defesa do modelo público constitucional de acesso à justiça assegurado por uma Defensoria Pública cada vez mais fortalecida e valorizada pelo parlamento federal, estadual e  distrital”, defendeu. 
 
 
Em nome do Condege, Estellamaris Postal, elogiou a atuação de Fabiano Contarato no Senado. Para ela, o parlamentar deixa a todas e todos confortáveis e esperançosos para cumprir a missão de ajudar àqueles que mais precisam. Ela completou trazendo uma reflexão sobre a efetivação da cidadania dos mais vulneráveis. “Cada defensor e cada defensora pública é um agente ativo da cidadania, é um agente político do Estado com os quais cada senador e cada senadora pode contar para a capilarização do ofício político em prol do povo brasileiro”, disse. 
 
 
Representando a deputada Sâmia Bonfim, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), defendeu o cumprimento da EC 80/2014, que visa a lotação de todas as comarcas do país de defensoras e defensores públicos. Para ele, é preciso que o acesso à justiça chegue para todas e todos. "Com toda a montagem da estrutura do Estado e da justiça brasileira, a Defensoria Pública sempre teve que lutar para existir e para se impor. Quando na verdade, ela deveria ser a primeira porque ela está tratando dos 'debaixo', das maiorias nacionais, dos excluídos", defendeu.
 
Depoimentos
 
Cantando trechos da música "O canto das três raças", a presidenta do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil, Sirlene Assis chamou atenção para as causas e projetos afetos à Defensoria. "É preciso esperançar porque mais do que nunca não dá para aceitar o desmonte do Estado. Essa Casa se aprovar algum direito para o sistema de justiça, tem também de incluir este direito para os defensores públicos e para as Defensorias Públicas. Nós não precisamos de advocacia privada, nós precisamos de investimentos nas Defensorias Públicas", afirmou.
 
 
Um dos momentos marcantes da solenidade foi a participação dos(as) usuários dos serviços da Defensoria Pública: Sandra Gomes e Itamar Nunes. 
 
Sandra Gomes é representante do Movimento Mães do Jacarezinho. ONG que representa famílias de 28 jovens que foram vítimas de operação policial no Jacarezinho (RJ), em 2021. "Se hoje temos voz, é porque nós tivemos essa parceria com a Defensoria Pública, que nos acolheu naquele momento de muita dificuldade e nos deu esse suporte de força para que a gente continuasse e permanecesse de pé diante de todas essas atrocidades."
 
 
Já Itamar Nunes afirmou que a Defensoria Pública salvou sua vida. “Eu vim para Brasília para morrer com qualidade, após a descoberta de um câncer na cabeça. Mas ao chegar na Defensoria, um defensor aqui da unidade do Plano Piloto me perguntou - 'vamos lutar juntos?'. Eu consegui acesso à saúde e a tratamento adequado por causa de vocês", pontuou.
 
A solenidade também contou com a participação da presidente da Associação Nacional das servidoras e servidores da Defensoria Pública, Erica Meirelles de Oliveira; e os(as) defensores(as) públicos(as) Daniele de Souza Osório (MS), Fernanda da Silva Rodrigues Fernandes (GO) e Allan Ramalho (SP).
 
 
Entre os parlamentares que prestigiaram a sessão estão, os(as) senadores(as) Izalci Lucas (PSDB-DF), Álvaro Dias (PODEMOS-PR), Jorge Kajuru (PODEMOS-GO), Zequinha Marinho (PL-PA) e Zenaide Maia (PROS-RN). E os(as) deputados(as) Valtenir Pereira (MDB-MT), Erika Kokay (PT-DF) e Luiza Erundina (PSOL-SP), além do vereador da cidade de São Paulo, Eduardo Suplicy. Na ocasião, a ANADEP entregou kits da campanha nacional "Onde há Defensoria, há justiça e cidadania".
 
 
 
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
06 de julho
AGE
03 de agosto
AGE
31 de agosto
Reunião de Diretoria
01 de setembro
AGE
05 de outubro
AGE
08 de novembro, Goiás (CONADEP)
AGE
08 A 11 de novembro, em Goiânia (GO)
XV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
14 de dezembro
AGO de eleição
13 de dezembro
Reunião de Diretoria
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)