Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
11/04/2022

ANADEP e ADPESE manifestam-se sobre a importância de política afirmativa de equidade racial

Fonte: ANADEP
Estado: DF
A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS DEFENSORAS E DOS DEFENSORES PÚBLICOS – ANADEP, entidade representativa de defensoras e defensores públicos estaduais e distritais das 27 unidades da federação – responsáveis pela promoção e proteção de direitos de milhões de pessoas em situações de vulnerabilidades, por meio de sua Comissão de Igualdade Étnico-Racial, e a ADPESE - ASSOCIAÇÃO DOS DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DE SERGIPE vêm a público reafirmar a importância de políticas afirmativas de equidade racial, seja no âmbito público ou na iniciativa privada, e manifestar preocupação com a convocação da polícia no local da prova de concurso para ingresso na Defensoria Pública do Estado de Sergipe em 10/04/2022.
 
A Associação Nacional e a Associação Estadual têm conhecimento das questões técnicas e das regras no edital do concurso da DPE/SE, difundidas por meio de nota de esclarecimento. Fomos informados que a empresa aplicadora da prova foi formalmente questionada, o que estamos acompanhando. Mas ressaltamos que episódios como esse demonstram o quanto temos que avançar no combate ao racismo estrutural. 
 
Em 2021, a ANADEP, com apoio da ADPESE e outras associações estaduais, desenvolveu a campanha “Racismo se Combate em todo Lugar” e encaminhou proposta de atuação afirmativa em prol da equidade étnico racial ao CONDEGE visando ampliação e respeito às cotas e à uniformização nacional das questões. A entidade compreende que práticas inclusivas devem permear a atuação de todos os integrantes da administração pública, iniciativa privada, bem como toda a sociedade, para que se possa reduzir efetivamente as desigualdades étnico raciais do Brasil, tornando nossa sociedade livre, justa e solidária, conforme preceitua a Constituição da República. 
 
Dessa maneira, a ANADEP e a ADPESE reafirmam seu compromisso histórico pela implementação de inúmeras políticas públicas de estatura constitucional e pela concretização de direitos fundamentais da população negra brasileira. Salienta, por fim, que a Defensoria Pública é reconhecida pela defesa técnica e intransigente das pessoas em situação de vulnerabilidade. Nenhuma ação dissonante desse histórico apagará anos de luta na proteção dos direitos de grupos em situações de hipervulnerabilidade.
 
Abril de 2022
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)