Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
17/02/2022

ANADEP participa de solenidade de posse de novos(as) defensores(as) do RJ

Fonte: ANADEP* Com informações da DPE/RJ
Estado: DF
"Ó vida futura: nós te criaremos". A frase de Carlos Drummond de Andrade, lida por Carolina Hennig Gomes, fechou o discurso de posse dos(as) 71 novos(as) defensores e defensoras do Estado do Rio de Janeiro, na noite de terça-feira (15), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia.  A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou da solenidade.
 
O concurso teve público recorde, com mais de 12 mil candidatos(as) inscritos(as), e um regulamento precedido por amplo debate público com a sociedade civil. Dos 71 aprovados(as), 20 são negros(as), sendo uma classificada por ampla concorrência e 19 pelas cotas; um novo defensor tem deficiência e três são hipossuficientes economicamente.  A maioria dos aprovados(as) é formada por mulheres: são 53 defensoras e 18, homens.
 
Rivana Ricarte parabenizou a ousadia da Defensoria por realizar um concurso tão grande, num momento tão difícil de pandemia. “Precisamos celebrar este crescimento. Mudam-se as pautas, mudam-se as pessoas, mas a vontade continua. Os ataques que recebemos quanto a qualquer ação da Defensoria, para mim, significa que estamos no caminho certo”, afirmou. E encerrou sua fala com palavras direcionada aos empossados “Que vocês entrem para somar o trabalho primoroso e aguerrido que a Defensoria tem feito dentro do Estado do Rio de Janeiro. Que vocês entrem com a consciência que o associativismo sério e comprometido nos fortalece institucionalmente”. 
 
A mesa solene foi formada pelo defensor público-geral Rodrigo Pacheco; o procurador-geral do Estado do Rio de Janeiro, Bruno Dubeux; a subprocuradora-geral de Justiça e Planejamento e Políticas Institucionais,  Ediléa Gonçalves dos Santos Cesário, representando o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luciano Bandeira; o procurador-geral do Município, Daniel Bucar; a presidenta da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) Rivana Barreto Ricarte; a presidenta da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj), Juliana Lintz; a corregedora-geral da Defensoria Pública do Rio, Katia Varela Mello; o ouvidor-geral da DPRJ, Guilherme Pimentel e o presidente da Caixa de Assistência aos Membros Da Defensoria Pública (Camarj), Paulo Vinicius Cozollino.
 
Confira a posse aqui. 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)