Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
09/11/2021

Jornalistas do Correio Braziliense e da Record confirmam presença no seminário "Atuação antirracista da Defensoria Pública na perspectiva criminal

Fonte: ANADEP
Estado: DF
A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e a Comissão Temática da Igualdade Étnico-Racial promoverão o seminário "Atuação antirracista da Defensoria Pública na perspectiva criminal". O evento será realizado presencialmente, no mês da consciência negra, no dia 26 de novembro (sexta-feira), das 9h às 13h, na sede do Sindicato dos Jornalistas de Brasília. 
 
A partir de um diálogo entre defensores(as) públicos(as) e jornalistas, a ideia é analisar como determinados discursos e representações contribuem para projeção da imagem da pessoa negra na sociedade.
 
O primeiro painel "Representatividade negra na grande imprensa" contará com a participação da editora Carmen Souza, da coluna "Pretos no Topo", do Correio Braziliense; e do jornalista Luiz Fara Monteiro, apresentador do Jornal da Record, repórter do R7 e radialista. A mediação dos debates será da defensora pública da Bahia e coordenadora da Comissão Temática da Igualdade Étnico-Racial da ANADEP, Clarissa Verena.
 
Em seguida, as discussões serão sobre "A Atuação da Defensoria Pública no âmbito criminal e perspectiva antirracista". Neste contexto, será analisado o trabalho da Instituição em algumas frentes, como: a proibição da apresentação de imagens de suspeitos à mídia; a retirada de foto de pessoas negras em álbum de suspeitos da polícia; produção de cartilhas sobre abordagens policiais; entre outras ações. O painel contará com a participação de defensoras e defensores públicos de todo o País: Maxnei Gonzaga (MG), Carla Caroline Silva (SE) e Alessandra Quines (RS). A mediação do painel será com Daniele Silva, defensora pública e coordenadora do Núcleo Contra a Desigualdade Racial (NUCORA) da DPE-RJ.
 
O seminário é uma atividade da Campanha Nacional 2021 "Racismo se combate em todo lugar".
 
INSCRIÇÕES:
O evento será aberto para defensoras e defensores públicos associados, assessores de imprensa das Associações Locais e das Defensorias Públicas e representantes da sociedade civil. Haverá certificado para os(as) participantes. 
 
CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRATUITA. A programação completa será divulgada em breve. 
 
SERVIÇO
O QUE: Seminário "Atuação antirracista da Defensoria Pública na perspectiva criminal".
QUANDO: 26 de novembro (sexta-feira), das 9h às 13h
ONDE: sede do Sindicato dos Jornalistas de Brasília (Prédio City Offices. SIG, Quadra 2)  
COMO: Evento presencial, respeitando todas as normas de segurança sanitária contra a COVID-19
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)