Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
05/10/2021

Defensoria Ceará participa de audiência pública sobre crianças e adolescentes órfãos da Covid-19

Fonte: Ascom/DPE-CE
Estado: CE
A Defensoria Pública do Ceará participou de audiência pública na manhã desta terça-feira, 5, que discutiu a situação de crianças e adolescentes que ficaram órfãs em decorrência da Covid-19, promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa. A defensora pública Julliana Andrade, que atua no Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública da Infância e Juventude (Nadij) participou da audiência, que tem autoria do requerimento o deputado estadual Renato Roseno (PSOL). A mandata municipal coletiva Nossa Cara (PSOL) apoia a iniciativa.
 
Durante a audiência foram discutidas a problemática dos órfãos da Covid-19 e formas de cuidar destas populações, a partir da construção de políticas públicas e projetos de lei para regulamentar a assistência. No total, o Ceará tem acumulados 940.993 casos confirmados da doença provocada pelo novo coronavírus, resultando em 24.255 mortes. 
 
“Os desdobramentos da pandemia mostram que crianças e adolescentes têm sido abalados com esta situação, além da questão da orfandade, temos o aumento da violência doméstica e de outras violências, além da limitação da socialização e da educação”, considera Julliana. “A Defensoria, por meio do Nadij,  se dispõe a caminhar junto, pensar nessa polític, para que a gente possa dar alternativas a estas crianças e adolescentes. Estamos aqui para construir, trabalhar, aprender e avançar cada vez mais nestas questões e em outras, sempre acreditando que o trabalho integrado e articulado é importante para todos”.
 
“A orfandade é uma pandemia oculta”, considera a co-vereadora Louise  Santana (Psol). “Quando  pensamos na perspectiva destas crianças e adolescentes, precisamos pensar de forma global”, emenda. O deputado Renato Roseno considera que é necessário localizar os órfãos, fazer uma busca ativa para saber onde e com quem estas crianças e adolescentes estão. A partir de um mapeamento da situação no Estado, pensar em políticas públicas intersetoriais. 
 
Participaram ainda o deputado Guilherme Sampaio, Francisco José Pontes Ibiapina (secretário executivo de Proteção Social), Luciene Alice Silva (secretária de Política em Saúde/Sesa), Liduína Rocha (médica integrante do Coletivo Rebento), Antônia Lima de Sousa (7ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude) e Erinaldo Dantas (presidente da OAB/CE), entre outros nomes. 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)