Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
16/08/2021

Assembleia Legislativa do Acre promove seminário para debater a reforma administrativa

Fonte: ASCOM ANADEP
Estado: DF
 
A presidente da ANADEP, Rivana Ricarte, participou, nesta segunda-feira (16/8), de seminário estadual sobre a reforma administrativa (PEC 32/2020). O debate foi uma iniciativa dos(as) deputados(as) federais Léo de Brito e Perpétua Almeida, e ocorreu na Câmara Legislativa do Acre. 
 
Além dos parlamentares federais que fazem parte da Comissão Especial destinada a analisar o mérito da PEC 32/2020, o seminário contou também com a participação do deputado estadual Daniel Zen e do sociólogo Fausto Augusto Jr, do DIEESE, além de representantes de instituições e sindicatos do estado. 
 
Perpétua Almeida trouxe reflexão sobre os impactos da atual crise financeira do País, com aumento abusivos de preço, principalmente, em itens da cesta básica. Segundo a parlamentar, a reforma administrativa é uma granada no coração do serviço público e atingirá serviços públicos essenciais ao cidadão brasileiro, como o INSS. Para ela, a PEC 32 não combate privilégios, como o Governo defende. "É preciso fazer uma grande campanha para que nossas instituições se mantenham de pé", defendeu. 
 
Leo de Britto reafirmou a importância do evento para ampliar o debate sobre a matéria com a sociedade. Para ele, é fundamental a participação social em torno da reforma administrativa. "Eu gostaria de estar aqui debatendo a importância da valorização do serviço público. A valorização salarial, das carreiras e a valorização do ambiente de trabalho. A gente precisa olhar o servidor público e vê a projeção da importância do serviço público na vida da população", defendeu.
 
 
Em sua apresentação, Rivana Ricarte focou em quatro eixos de análises: um panorama crítico geral da PEC, a questão do vínculo de experiência, o ponto referente à precarização do concurso público e o fim da estabilidade.  A dirigente levantou a necessidade de mobilização das servidoras e servidores públicos pela defesa do Estado brasileiro e no enfrentamento à reforma administrativa. “Cada vez mais, os cenários políticos mostram que precisamos de instituições. É preciso alcançar o fortalecimento do Estado e de suas instituições", afirmou. 
 
Para ela, serviço público de qualidade não é luxo e nem privilégio. "Serviço público de qualidade é direito de cada cidadã e cidadão brasileiro", defendeu.
 
Confira o seminário na íntegra:

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)