Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
10/08/2021

Democracia: ANADEP presente em seminário promovido pela ANAFE sobre as Instituições Jurídicas e a Defesa da Democracia

Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da ASCOM ANAFE e Congresso em Foco
Estado: DF
 
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou, nessa segunda-feira (9/8), da solenidade de abertura do seminário “As instituições jurídicas e a defesa da democracia”. 
 
O evento é organizado pela Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe) em parceria com a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe); a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR); a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape); a Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM); a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 
 
O atual contexto político, de crise institucional entre os poderes, permeou a fala de todos os representantes na mesa inicial, intitulada justamente de “Os desafios das associações”. Sob a sombra da celebração do dia do Advogado, que ocorre em 11 de Agosto, todos os representantes apontaram que, para além da missão de fortalecer a classe, é imprescindível a reafirmação do regime democrático.  
 
“Queremos colocar essa seminário, com essa temática e os temas que circundam essa discussão no calendário nacional por conta da importância de dizer algumas coisas óbvias e outras nem tão obvias. Reiterando sempre o valor da democracia institucional”, afirmou Lademir Rocha, presidente da Anafe, que abriu o evento e a mesa. 
 
 
Todos os presentes tangenciaram o tema, abordando o debate seguindo as realidades e missões de suas instituições. Nesse contexto, Rivana Ricarte avaliou que, como as associações tendem a ser espaços mais progressistas que as instituições, é necessário abraçar o desafio de diversificar o corpo destas para ampliar a democratização do poder para fazer frente à novos desafios. 
 
Um exemplo dessa mudança de paradigma veio da própria ANADEP,  a qual Rivana preside de forma inédita junto a outra colega mulher a associação. A experiência ajudou, segundo ela, a mostrar que democracia não é a arte do consenso. "A democracia é a arte do dissenso e da construção coletiva”. 
 
O presidente da Anafe, Lademir Rocha, finalizou a mesa pedindo o resgate do amor pelo que é público. “Não há cidadania e democracia possível sem serviços públicos universais que cumpram os requisitos de integralidade, equidade e universalidade”. 
 
Ao final, a presidente da ANADEP também entregou a Lademir Rocha edição do 2º Mapa das Defensorias Públicas Estaduais e Distrital no Brasil. 
 
 
O evento se estende até próxima sexta-feira (13), com 23 mesas de discussão abrangendo diferentes temáticas.
 
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)