Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify Deezer
22/07/2021

RN: Nutec alcançou 85% de resolutividade em reuniões de mediação no primeiro semestre de 2021

Fonte: ASCOM/DPE-RN
Estado: RN
A Defensoria Pública do Rio Grande do Norte (DPE/RN) registrou índice de resolutividade de 85% nas sessões de mediação e conciliação realizadas ao longo do primeiro semestre de 2021. Os dados são do Núcleo de Tratamento Extrajudicial de Conflitos (Nutec), responsável por coordenar a atuação. Atualmente, os atendimentos estão sendo realizados presencialmente e virtualmente, de segunda a sexta, das 8h às 14h, através da Central de Whatsapp, (84) 99814.1118.
 
Entre os meses de janeiro e junho de 2021, o Nutec realizou 225 sessões de mediação ou conciliação das quais 180 resultaram em acordos celebrados, sendo a maioria destes realizados virtualmente através dos canais eletrônicos da Defensoria, em funcionamento desde o ano passado. O solicitante pode acionar a instituição pela Central de Whatsapp ou por e-mail e receber orientação jurídica e ainda fazer o seu requerimento.
 
O atendimento virtual pode ser aberto individualmente por uma das pessoas envolvidas no conflito. O núcleo especializado irá então realizar o contato com a outra parte e verificar o interesse e disponibilidade em formalizar o acordo extrajudicial. Caso ambas as partes se mostrem acessíveis, o setor passa as orientações iniciais e, então, é remetido o rol de documentos necessários para a conciliação ou mediação. Somente no primeiro semestre de 2021, o Nutec registrou 866 atendimentos abertos individualmente. Contudo, nem todos chegam até a conciliação, pois é necessário que haja interesse mútuo entre os envolvidos.
 
Nos casos em que as partes demonstram interesse em conciliar o problema, é realizada uma pré-conciliação com ambos ou individualmente por mensagem. Nesta oportunidade, explicam-se as regras aos interessados, bem como os princípios da conciliação. Caso aceitem os termos explicados, darão “aceite” virtual em protocolo de conciliação, sendo marcada a sessão de conciliação com a criação de grupo virtual com ambos. Caso a sessão seja bem sucedida, o acordo é encaminhado para homologação.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
22 de julho, às 19h
Live interseccionalidades em raça e gênero
5 e 6 de agosto
4ª Qualificação de Defensoras e Defensores Públicos em Saúde Pública
4 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de setembro
AGE
6 de outubro
AGE
3 de novembro
AGE
8 de dezembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de dezembro
AGE
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)