Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
18/06/2021

RO: Nudem e Centro de Estudos da DPE promovem curso sobre Machismo Institucional e Interseccionalidad

Fonte: ASCOM/DPE-RO
Estado: RO
A Defensoria Pública do Estado de Rondônia, por meio da atuação do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem-RO) e do Centro de Estudos, vai promover o Curso sobre Machismo Institucional e Interseccionalidades nos próximos dias 22, 23 e 24 de junho, sempre a partir das 17 horas (horário de Rondônia) pelo aplicativo de reuniões on-line Google Meets.
 
Para participar é necessário se inscrever pelo formulário disponível no link: https://forms.gle/vAnvzfwWLDDS5id88, até às 12h (horário de Rondônia) do próximo dia 21 de junho (segunda-feira). Lembrando que as vagas são limitadas devido à capacidade do sistema de reuniões on-line. Ao todo serão 4h30 horas/aula, divididas em três encontros, com duração de 1h30 cada.
 
Cada dia de curso abordará um tema importante relacionado à prática do Machismo Institucional e Interseccionalidade, cujas exposições serão mediadas pela coordenadora do Nudem-RO, defensora pública Débora Machado Aragão.
 
Temas abordados
 
No primeiro dia, 22 de junho, (terça-feira), a defensora pública do estado de São Paulo, Nalida Coelho Monte ministrará a palestra: Patriarcado, Violência de Gênero e Interseccionalidade: uma Abordagem Decolonial. Nalida Coelho Monte é coordenadora auxiliar do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (Nudem/SP).
 
O mesmo dia contará com a presença da defensora pública do estado de São Paulo, Mônica de Melo, que atuará como debatedora. Mônica de Melo é Doutora em Direito Constitucional, cocoordenadora do Fórum Justiça, membra do NUDEM/SP e vice-líder do grupo de pesquisa Direito, Discriminação de Gênero e Igualdade da Pontificía Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
 
No segundo dia, 23 de junho, (quarta-feira), acontecerá a palestra intitulada “Dororidade Antirracismo e o Sistema de Justiça”, com a exposição da defensora pública do estado do Amazonas, Elânia Cristina Fonseca do Nascimento.
 
No terceiro e último dia, 24, (quinta-feira), o evento trará a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, Fernanda Mara de Oliveira Macedo Carneiro Pacopahyba, que abordará o tema “Machismo Institucional e o protagonismo da Mulher: Estratégias Antimachistas”. Fernanda Mara de Oliveira é Doutora em Direito Tributário pela PUC-SP e atua como Auditora Fiscal Jurídica da Receita Estadual do Estado do Ceará (Sefaz-CE).
 
A defensora pública Débora Machado Aragão, coordenadora do Nudem da DPE-RO, ressalta a importância de se debater o Machismo Institucional e Interseccionalidade. "O acesso a informação e educação quanto a esta temática dinamiza e difunde os conceitos corolários da estrutura patriarcal, que hoje ainda se constata, e dá lugar ao respeito à igualdade entre todas e todos, independentemente de classe, sexo, gênero, raça, orientação sexual, religiosa ou política."
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)