Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
24/05/2021

ANADEP, CONDEGE e GAETS entregam placa comemorativa a ministro Nefi Cordeiro

Fonte: ASCOM ANADEP
Estado: DF
 
A ANADEP recebeu em sua sede, nesta segunda-feira (24), o ministro aposentando Nefi Cordeiro. Na ocasião, a Associação Nacional, o Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) e o Grupo de Atuação Estratégica das Defensorias Públicas Estaduais e Distrital nos Tribunais Superiores (GAETS) entregaram placa comemorativa ao magistrado pelo trabalho prestado no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
 
Nefi Cordeiro se aposentou este ano, após quase sete anos como membro da Sexta Turma e da Terceira Seção do STJ, colegiados de direito penal que integrou desde a sua posse, em 3 de abril de 2014. Foram 32 anos de dedicação à atividade jurídica. Natural de Curitiba, Nefi Cordeiro foi promotor, juiz de direito e juiz federal. Entre 2002 e 2014, ocupou a cadeira de desembargador no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), até ser nomeado ministro no STJ. 
 
Durante a reunião, as defensoras e os defensores públicos ressaltaram a atuação do ministro no Tribunal, sempre com foco no pensamento humanista, nos direitos dos hipossuficientes e com votos que primavam a redução das desigualdades sociais no País. 
 
No encontro, a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, relembrou a parceria de Nefi Cordeiro durante participações em seminários e congressos da carreira, como no CONADEP que foi promovido em Florianópolis, em 2017. "É um momento de muita alegria. Gostaria, em nome das defensoras e defensores públicos, agradecer sua atenção com a carreira e com as pessoas necessitadas do nosso país", pontuou.
 
A presidenta do CONDEGE, Maria José de Nápolis, fez um retrospecto sobre os votos do ministro, principalmente, na seara criminal. "O senhor fez diferença na vida de muitas e muitos assistidos da Defensoria Pública de maneira justa e legal", disse. 
 
 
Já o ministro Nefi Cordeiro afirmou que é um grande admirador do trabalho realizado pela Defensoria Pública para ampliação do acesso à justiça. "Eu admiro demais a atuação de todas e de todos. Eu já admirava de longe, mas quando entrei no STJ, eu pude presenciar a atuação que, eu confesso que, me chegou a espantar pela qualidade e pela produtividade. Vocês fazem justiça a quem mais precisa. Parabéns! Eu sei que é difícil, mas os resultados que vocês obtêm são milagrosos para um Brasil que precisa tanto de justiça", afirmou. 
 
Participaram do encontro: a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte; o vice-presidente jurídico-legislativo, Flávio Wandeck; a diretora 1ª tesoureira da ANADEP, Mariana Py Muniz; a presidenta do Condege, Maria José de Nápolis; e as defensoras e defensores do GAETS, Mônica Barroso (CE), Rafael Muneratti (SP), Rafael Raphaelli (RS), Pedro Carrielo (RJ), Maria do Carmo Cota (TO), Fernanda Bussinger (SP), Adriana Pereira (MG) e Ana Raísa Cambraia (CE). 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)