Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
04/05/2021

PB: Estudantes da UFPB produzem cartilha sobre violência doméstica para a DPE

Fonte: ASCOM/DPE-PB
Estado: PB
Estudantes do Projeto de Pesquisa e Extensão Just Imagine, do curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), produziram uma cartilha sobre violência doméstica para auxiliar ações educativas promovidas pela Defensoria Pública do Estado (DPE-PB), por meio da Coordenadoria de Defesa da Mulher.
 
Intitulada  “Código Visual da Violência Doméstica”, a cartilha foi criada para mostrar com imagens de fácil compreensão um conjunto de ações que são consideradas violência de acordo com a lei.
 
“Nossa intenção é ajudar você a não minimizar os atos de violência e a procurar a ajuda necessária para enfrentar este grave problema”, diz o texto. O material aborda os vários tipos de violência: cibernética, patrimonial, psicológica, moral, física e sexual, e vai até a mais grave delas, o feminicídio.
 
A professora e coordenadora do grupo Just Imagine (@justimagine), Alessandra Franca, explica que o projeto advoga a ideia de que a justiça não deve ser algo que vem sempre depois da injustiça e que o Direito não é apenas uma ferramenta de punição.
 
“Nosso trabalho se faz através da elaboração de campanhas de publicidade social-preventiva, material educativo da lei e do direito e ferramentas de simplificação da linguagem jurídica através de recursos visuais. Assim o grupo procura desenvolver materiais para a utilização do direito como instrumento preventivo. Trabalhando com ferramentas do design, do marketing e da publicidade com o objetivo de promover a ideia de que cumprir o direito é a melhor opção para um mundo mais justo”, disse a professora.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
17 de maio, às 10h
Sessão especial para celebrar o Dia Nacional da Defensoria Pública
De 17 a 19 de maio
Webinário #DefensoriaemPauta: desafios para o acesso à justiça
8 de junho
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de junho
AGE
7 de julho
AGE
4 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de setembro
AGE
6 de outubro
AGE
3 de novembro
AGE
8 de dezembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de dezembro
AGE
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)