Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
11/12/2020

ANADEP e Condege emitem nota técnica sobre PLP 101

Fonte: ANADEP
Estado: DF
A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e o Colégio Nacional dos Defensores Públicos (CONDEGE) emitiram nota técnica sobre o Projeto de Lei Complementar 101/2020. O PLP é de autoria do deputado Pedro Paulo (DEM-RJ), e é relatado pelo deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE). 
 
O PLP 101/20 aproveita o Plano Mansueto original, com ajustes, e altera todas as leis que tratam das dívidas dos entes federativos aprovadas pelo Congresso Nacional desde a década de 1990. O objetivo é mudar as regras atuais para permitir que os estados e municípios renegociem suas dívidas em troca de ajustes fiscais nas contas.
 
Na nota, as entidades apontam a importância de se buscar o equilíbrio entre os ditames fiscais e as exigências da prestação dos serviços públicos essenciais, apresentando algumas sugestões, com o objetivo de assegurar a viabilidade do funcionamento da máquina estatal nos estados que aderirem ao RRF.
 
“Acreditamos que a proposta, na forma como apresentada, é inconstitucional e as restrições orçamentárias dela decorrentes impedirão a instalação da Defensoria Pública na totalidade das unidades jurisdicionais. A Defensoria Pública encontra-se atualmente em aproximadamente apenas 40% das comarcas. O PLP merece ter os pontos apresentados revistos em razão de vícios de inconstitucionalidade e dos impactos negativos para a população mais vulnerável”, afirma a nota.
 
Através de ofício, as entidades enviaram a nota técnica a todos parlamentares. 
 
O Projeto foi apresentado em abril desde ano. Ainda nesta semana, foi aprovado requerimento para tramitação sob o regime urgência .Dessa forma, a matéria poderá ser inserida imediatamente na Ordem do Dia do Plenário.  O relator da matéria ainda não apresentou parecer. A expectativa é que o PLP  seja votado até o final do ano.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
 
 
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)