Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/11/2020

CE: Defensoria promove capacitação sobre ações afirmativas no Dia da Consciência Negra; inscreva-se

Fonte: ASCOM/DPE-CE
Estado: CE
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) promove nesta sexta-feira (20/11) o curso online “Ações e Políticas Afirmativas e seus significados no combate ao racismo”. Será a quarta edição de um ciclo de capacitações que acontece desde agosto com temática étnico-racial e este mês acontece no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.
 
Aberto ao público, o curso é uma ação da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) e os participantes receberão certificado. Interessados devem efetuar inscrição enviando e-mail com dados pessoais para o endereço inscricao.escolasuperior@defensoria.ce.def.br. A transmissão será feita pela plataforma Google Meet.
 
Discutirão a temática o ator, professor e ativista do Movimento Negro, advogado Haroldo Guimarães; a feminista negra e vice-presidenta do Conselho Nacional de Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas, assistente social Sirlene Assis; a supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC) da DPCE, defensora Mariana Lobo; e o fundador do coletivo Ceará Criolo, jornalista e escritor Bruno de Castro.
 
O curso iniciará às 14h30min e deve ter três horas de duração. “Esse programa de capacitação é fruto de uma série de discussões e ações internas e para o público externo da Defensoria numa tentativa nossa de mostrar o quão urgente é a temática racial e, no caso do tema desta semana, o quão necessárias ainda são as políticas afirmativas para ambientes historicamente desiguais equipararem-se em representatividades. Se nossa população é diversa, diversos também devem ser os espaços de poder e de produção de conhecimento”, afirma a diretora da ESDP, defensora pública Patrícia Sá Leitão.
 
A formação acontece menos de duas semanas depois de a DPCE anunciar mais uma política afirmativa da instituição: a adoção de cotas raciais para todos os concursos e seleções públicas que a Defensoria realizar. A partir de agora, 20% das vagas serão reservadas exclusivamente a negros e negras. A medida é válida para cargos de membros (defensores), servidores e estagiários.
 
CONSCIÊNCIA NEGRA – O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negro, 20 de novembro, remete à luta de uma das maiores lideranças quilombolas brasileiras pelo fim do sistema de escravidão e pela liberdade do povo negro. Zumbi dos Palmares liderou o Quilombo dos Palmares, o maior espaço de resistência negra do período colonial. Foi morto em 20 de novembro de 1695, aos 40 anos, e até hoje é referência para a prática antirracista e anticolonial.
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)