Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
A ANADEP também está na Campanha Outubro Rosa pelo combate ao câncer de mama
13/10/2020

PI: Terceiro Módulo do Curso Defensoras Populares supera a expectativa das organizadoras

Fonte: ASCOM/DPE-PI
Estado: PI
 
Novamente com participação significativa das mulheres inscritas, aconteceu no último sábado (10), por meio da plataforma Zoom, o terceiro módulo do Curso Defensoras Populares, que objetiva a formação de lideranças comunitárias femininas em direitos humanos e das mulheres, para que possam se tornar agentes multiplicadoras junto às suas comunidades. A aula foi ministrada pela Diretora das Defensorias Regionais, Defensora Pública Karla Araújo de Andrade Leite e pela Defensora Aposentada Valéria do Nascimento Diniz, e os temas abordados foram respectivamente “Políticas Públicas Inclusivas – Políticas Afirmativas” e “Noções de Direitos das Pessoas com Doenças Graves”.
 
Durante a aula as participantes interagiram com as ministrantes que por sua vez foram unânimes em destacar a importância do Curso.  “A aula foi muito intensa, tanto pela qualidade das falas das alunas, quanto pelas suas histórias de vidas. Para uma grande turma, um grande momento de entrega e emoção. Tentei passar o meu melhor. Saímos todas mais fortes. E dividir o espaço com a Valéria Diniz foi uma honra. O Defensoras Populares é uma incrível política afirmativa, e a Defensoria só tem a ganhar com esta troca”, afirma Karla Andrade.
 
Para Valéria Diniz a iniciativa da Defensoria em Desenvolver o Curso proporciona uma significativa experiência tanto para as alunas como para quem ministra as aulas. “É uma energia que não tem igual. Apesar de ter sido on-line creio que não teve muita diferença se tivesse sido presencial. É um Projeto organizado por mulheres fortes como Carla Yáscar, Verônica e Lia e que conta com a participação de mulheres tão fortes quanto. Uma iniciativa muito pertinente, bonita e essencial para nossa sociedade, principalmente nos tempos de hoje, em que passamos por essa discussão em relação à mulher, é nosso papel na sociedade ter esse ensinamento, esse despertar para essas mulheres que podem fazer a diferença, porque serão disseminadoras para outras mulheres. Vi que ficaram bastante curiosas em relação à minha parte, os direitos das pessoas com doenças graves, até porque é um tema que tem muito desconhecimento. Hoje em dia é normal ter muita gente com  doenças graves , a gente sempre tem contato com alguém com doenças graves, como um amigo, um familiar, mas desconhecemos esses direitos. Fiquei muito satisfeita em saber que apesar de não ter podido abordar mais pormenores, devido ao tempo, foi um despertar para elas. Diante de  uma pessoa que está passando por doença grave, saber como ir atrás desses direitos representa  uma qualidade de vida melhor para o portador e para a família. A Defensoria está de parabéns, é uma experiência sensacional. Fazia tempo que não tinha uma experiência de um Projeto tão interessante como esse. Estou muito feliz”, ressalta.
 
A Coordenadora do Curso, responsável pela realização do Projeto defensoras Populares no Piauí, Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, destaca as impressões de mais esse momento. “O terceiro Módulo da segunda turma de Defensoras Populares foi um encontro extremamente rico de conteúdo e de emoções. Novamente 80 mulheres reunidas para aprender umas com as outras e se qualificar para multiplicar os conhecimentos adquiridos para aquelas que delas precisam, suas associações e entidades. As Defensoras Públicas Karla Andrade e Valéria Diniz foram brilhantes em suas falas, trouxeram muitas lições e despertaram a reflexão em todas as participantes. Mais uma vez as cursistas se mostraram atentas, respeitosas e dispostas a contribuir. Sinto-me gratificada e feliz com o seguimento do curso e aproveitamento das mulheres, e cada vez mais disposta a continuar com o projeto, levando a Defensoria para mais perto das pessoas e fazendo-as se sentirem parte do processo de promoção e defesa dos direitos humanos”, afirma.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
10 de novembro de 2020
AGE
09 de dezembro de 2020
Reunião de Diretoria da ANADEP
 
 
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)