Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
26/05/2020

BA: Sem evento presencial, Defensoria baiana lança vídeo da campanha 2020 da Ação Cidadã Ame e Adote

Fonte: ASCOM/DPE-BA
Estado: BA
Tudo acontece na hora certa. Para a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA não tinha dia melhor para veicular o vídeo da campanha 2020 da Ação Cidadã Ame e Adote do que, justamente, no Dia Nacional da Adoção! Nesta segunda-feira, 25, a Instituição levou ao ar, em suas páginas nas redes sociais, o vídeo desta 11ª edição da campanha que incentiva, orienta e promove a regularização da adoção de crianças e adolescentes.
 
A ação, que acontece durante todo ano, é intensificada no mês de maio, devido ao Dia das Mães e também o Dia da Adoção. A cada ano, a campanha ganha uma nova madrinha e, desta vez, quem não pensou duas vezes em aceitar o convite da Defensoria para contar a sua história da vida real foi a técnica em enfermagem e assistida da Instituição, Dirleuza Santana, 37 anos, que adotou a filha ainda bebê.
 
“Assim como a campanha está no ar no dia certo, a chegada de minha filha aconteceu no dia e na hora certa em minha vida. Adotar é isso: um amor que chega no momento certo”, destacou a ‘mamãe Leuza’, como é chamada pela filha e os dois [biológicos] mais novos.
 
“Ela representa o início da minha nova vida, a vida de mãe. Para quem não tinha nenhum filho, de repente, após a chegada dela, engravidei dois meses depois de um e algum tempo depois do outro. O amor que une eles é tão grande que torna os três parecidos”, contou Dirleuza, emocionada. “Eu agradeço muito a Deus por ter me dado esta família maravilhosa”, acrescenta, em um trecho do vídeo, a filha Kamile Santana, 11 anos.
 
Educação em direitos
 
A Ação Cidadã Ame e Adote é desenvolvida, desde 2009, pela Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da DPE/BA e, de acordo com a defensora pública e coordenadora Gisele Aguiar Argolo, o objetivo da iniciativa é, durante todos os dias do ano, e, em especial neste mês de maio, incentivar, orientar e, principalmente, regularizar os casos de adoção de crianças e adolescentes.
 
“As pessoas têm muitas dúvidas sobre a adoção e, por isso, a Defensoria da Bahia, através da Ação Cidadã Ame e Adote, exerce seu papel de educação em direitos ao esclarecer tudo sobre o tema e também explicar quem pode adotar, quais os tipos de adoção, os passos a serem seguidos e toda a documentação necessária para a regularização”, ressaltou a coordenadora.

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)