Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/05/2020

BA: Mutirão de orientação jurídica on-line encerra Semana da Defensoria e alcança 5.811 pessoas

Fonte: ASCOM/DPE-BA
Estado: BA
Se não fosse o distanciamento social recomendado devido à pandemia do coronavírus, a Estação Nova Lapa, em Salvador, estaria nesta quinta-feira, 21, com um movimento ainda mais intenso. O motivo? O tradicional mutirão de atendimento promovido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, como parte da programação da Semana em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria e Dia Estadual do(a) Defensor(a) Público(a). Mas, em uma iniciativa inédita em todo país e que fez a diferença nesta edição 2020, o mutirão de orientação jurídica foi realizado de forma on-line e alcançou um público de 5.811 pessoas em duas das redes sociais da Defensoria Bahia.
 
Transmitido em quatro horários diferentes através das páginas da Instituição no Instagram e Facebook, o mutirão on-line “Defensoria para você” contou com a participação de doze defensores públicos e teve a mediação feita pelos jornalistas da Assessoria de Comunicação – Ascom. “É uma maratona virtual em substituição ao nosso tradicional mutirão na Estação Nova Lapa”, apresentou, no início de uma das transmissões no Facebook, a coordenadora da Ascom, Vanda Amorim. “Esta foi a forma que a Defensoria da Bahia encontrou para ficar mais perto de vocês”, acrescentou, durante a apresentação no Instagram, o jornalista Rafael Flores.
 
O defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, acompanhou as lives e enviou, nos comentários, corações verdes, em referência ao sentimento e à cor da Defensoria. “Cheguei”, anunciou a seguidora Ana Luísa Spínola, também acompanhando a live. E o público, realmente, chegou: no total, durante as quatro horas em que a transmissão ficou no ar nas duas redes sociais, foi alcançado um público de 5.811 pessoas. “Graças à tecnologia, mantemos a tradição de passar a nossa Semana próximo aos nossos assistidos e, agora, seguidores”, comemorou a coordenadora da Especializada Cível da DPE/BA, Ariana Sousa, que tirou várias dúvidas sobre o direito do consumidor.
 
Na primeira transmissão do Facebook, às 10h30, a defensora pública que atua na área de Família e também é assessora do Gabinete da DPE/BA, Analeide Accioly, respondeu a todas as perguntas sobre o direito de família e também falou sobre esta nova forma de atuar da Defensoria: “com a pandemia, tivemos que nos reinventar”. E, entre os seguidores que fizeram questão deixar os comentários durante a live, o que não faltou foi aprovação sobre esta reinvenção e o mutirão on-line. “Parabéns pelos esclarecimentos! Muito importante! Nesse momento ímpar em que vivemos, saber que serviços importantes estão sendo adequados a nova realidade”, parabenizou a seguidora Ângela Bomfim.
 
Dúvidas
 
Durante o mutirão, realizado e transmitido às 10h30, 11h35, 15h30 e 16h35, foram esclarecidas diversas dúvidas do público nas áreas de família, consumidor, mulher e criminal. Teve de tudo: atraso e não-pagamento de alimentos, restauração de registro civil, inventário, as audiências que estavam marcadas, a interrupção no fornecimento de água e energia elétrica, cobrança de mensalidades escolares em meio à pandemia, plano de saúde, violência doméstica, cumprimento das medidas cautelares e a apresentação em Juízo, visitas dos familiares suspensas e alimentação nas unidades prisionais, as audiências de custódia e a situação dos custodiados que fazem parte do grupo de risco do coronavírus. “Toda informação é bem-vinda”, agradeceu, nos comentários feitos no Instagram, o seguidor Álvaro Bahia. “Ótimo espaço para o exercício da cidadania”, também comentou a diretora da Escola Superior da Defensoria – ESDEP, Soraia Ramos.
 
Esta primeira edição do mutirão virtual contou com a participação das defensoras públicas Analeide Accioly, Ariana Sousa, Bruna Peixoto, Eliana Reis, Fabíola Pacheco, Laís Daniela Sambüc, Lívia Almeida e Tatiane Franklin e dos defensores públicos Claudino Santos, Daniel Soeiro, Lúdio Rodrigues e Maurício Moitinho. “A Defensoria da Bahia, realmente, saiu na frente com a realização deste mutirão. Foi uma experiência muito interessante”, percebeu o defensor público e coordenador da 7ª Regional da Defensoria, sediada em Camaçari, Daniel Soeiro. “Tudo isso vai passar e vamos voltar mais fortes do que nunca”, garantiu o defensor Claudino Santos.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)