Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
07/01/2020

PI: Projeto “Defensoria PopRua” facilita o acesso à políticas públicas para a população em situação de rua de Teresina

Fonte: ASCOM/DPE-PI
Estado: PI
Entre as muitas ações realizadas em 2019, a Defensoria Pública se aproximou ainda mais da população que vive nas ruas de Teresina por meio do Projeto “Defensoria PopRua”   – visibilidade e reconhecimento à população em situação de rua”, de autoria da Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento e titular da 12ª Defensoria Pública de Família.
 
O Projeto é desenvolvido em eixos distintos, que se propõem a dar visibilidade à questão social das pessoas em situação de rua, que tem se agravado na capital, buscando  despertar a sensibilização junto a sociedade, em relação às políticas públicas para esse público específico, possibilitando orientação jurídica e judicial. Também é destinado à troca de experiências e capacitações entre os parceiros envolvidos, desenvolvendo um fluxo de demandas com a assistência social do município, definindo dessa forma um canal aberto para os encaminhamentos necessários ao atendimento.
 
Em 2019 aconteceu no Centro Pop de Teresina o primeiro atendimento presencial do Projeto. Durante a ação foram atendidos 35 usuários e resolvidas 100 demandas.
 
Patrícia Monte diz ter sido produtiva a primeira ação. “Possibilitou o atendimento de  inúmeras pessoas, com vários encaminhamentos. Outro ponto importante foi que os parceiros tiveram oportunidade de conhecer a dinâmica dos serviços, o que deverá facilitar o encaminhamento de futuras demandas. Creio que a adesão dos parceiros deve-se a responsabilidade social de promover o acesso a direitos de pessoas que estão em situação de alta vulnerabilidade e a busca ativa dessas pessoas consiste na verdadeira razão de ser da Defensoria Pública do Estado do Piauí.”, afirma a Defensora.
 
O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis, destaca que o Projeto tem significativa importância para a Defensoria. “O atendimento às pessoas em situação de rua já ocorre rotineiramente dentro da Defensoria Pública, realizamos ações voltadas para a emissão de documentos, objetivando o resgate da cidadania e esse Projeto “Defensoria PopRua –   visibilidade e reconhecimento à população em situação de rua”, traz grande felicidade, porque busca o atendimento e resgate desse grupo específico de pessoas, que é um dos mais vulneráveis de Teresina”, destaca.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)