Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
03/12/2019

Prática da Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul vence 16ª edição do Prêmio Innovare

Fonte: ASCOM ANADEP
Estado: DF
 
Diretoria da ANADEP ao lado das defensoras públicas do Mato Grosso do Sul
 
A prática "Capacitação e informação no combate à violência obstétrica” foi a grande vencedora da 16ª edição do Prêmio Innovare. Desenvolvida pelas defensoras públicas Thaís Dominato, Edmeiry Festi, Thaís Roque e Elaine França, a prática investe na educação dos profissionais da saúde e da rede de atendimento à mulher, promovendo o diálogo para evitar procedimentos obstétricos inadequados, obsoletos, invasivos e violentos. Ao mesmo tempo, leva informações às mulheres para que conheçam e possam buscar seus direitos. A cerimônia de premiação ocorreu, nesta terça-feira (3/12), no salão branco do Supremo Tribunal Federal, em Brasília.
 
"Ganhar o Prêmio Innovare significa muito para a Defensoria Pública. Significa que é uma prática inovadora e que vai melhorar a vida das nossas assistidas. O prêmio vai ajudar a tirar esse tema da invisibilidade porque a violência obstétrica é uma violência de gênero bastante invisível", pontuou a defensora pública do Mato Grosso do Sul, Thaís Dominato.
 
Já a prática “Estágio Especial”, desenvolvida pelas defensoras públicas da Bahia Firmiane Venâncio, Gisele Aguiar e pelo defensor público Gil Braga, recebeu menção honrosa na ocasião. O trabalho é uma parceria firmada entre o projeto Fantástico Mundo Autista (Fama) e a Defensoria Pública da Bahia que prevê a contratação de jovens portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) para estágio na Instituição.
 
 
Este ano, 617 práticas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal participaram da seleção para concorrer nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Ao todo, a Defensoria Pública inscreveu 78 trabalhos.
 
 
Participaram também da solenidade: o presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho; a vice-presidente institucional, Rivana Ricarte; a ex-presidente da ANADEP e membro da comissão julgadora do prêmio, Patrícia Kettermann; e o defensor público-geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes.
 
De acordo com o presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho, foi bastante simbólica a escolha da prática campeã. "Este ano, a ANADEP, em parceria com as Associações Estaduais e as Defensorias Públicas, lançou a campanha #EmDefesaDelas, que visa à garantia dos direitos das mulheres. Um dos temas que trabalhamos foi a violência obstétrica, em que mostramos à sociedade o papel da Defensoria Pública na defesa da vítima dessa violência de gênero. Logo, o Innovare veio para premiar a nossa atuação na área”, frisou o presidente. 
 
Sobre o Prêmio Innovare: O Prêmio Innovare é a mais importante premiação da Justiça brasileira e procura valorizar inciativas que buscam soluções para os desafios enfrentados por todos que atuam no sistema de Justiça, sejam eles de natureza administrativa ou judicial. Criado em 2004, ele é uma realização do Instituto Innovare, da Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania do Ministério da Justiça, da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com o apoio do Grupo Globo.
 
Clique aqui e confira as fotos da solenidade.
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)