Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/11/2019

PR: DPE promove atividades em alusão ao mês da Consciência Negra

Fonte: ASCOM/DPE-PR
Estado: PR
Durante todo o mês de novembro, as sedes da Defensoria Pública do Estado do Paraná promoveram atividades em comemoração ao mês de Consciência Negra. Na sede em Curitiba, o projeto “Quartas contra o racismo” está realizando, durante todas as quartas-feiras de novembro, debates e conscientização as pessoas para uma cultura de valorização e respeito às diferenças.
 
No dia 20, foi realizado, em Umuarama, o evento “Vidas Negras: Valorizar a Cultura e Fortalecer a Identidade". O aconteceu no Instituto Federal do Paraná e contou com três mesas redondas, divididas em três períodos. A primeira mesa, com o título "Sistema de Justiça e Representatividade da População Negra" contou com a participação do defensor público dr. Cauê Bouzon Machado Freire Ribeiro, da assistente social da Defensoria Pública do Estdo do Paraná, Débora Cristina Carvalho de Souza, e da juíza do trabalho, Cristiane Barbosa Kunz. A segunda mesa, intitulada "Desigualdades Raciais no Brasil em Perspectiva Histórica e Atual: 131 anos da abolição entre avanços, retrocessos e desafios", foi ministrada pela doutoranda em História da Unicamp, a professora Noemi Santos da Silva, além da presença do psicólogo do Acolhimento Adulto de Umuarama (APROMO), Ronaldo Pereira Barbosa. A terceira e última mesa teve como título "Mulheres Negras em Debate: uma perspectiva feminina". Debatendo o tema, estavam a jornalista Aline Reis, a historiadora Ingrid Michelle Alves Lima e a estudante de Direito Juliana Clemente de Lima Pereira, ambas integrantes do Coletivo Negro Zumbi e Dandara. A defensora pública dra. Ana Luisa Imoleni Miola também esteve presente no evento.
 
O evento foi organizado e mediado pelo psicólogo da DPE-PR, Clodoaldo Porto Filho, com apoio do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH), da Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná (EDEPAR), da Ouvidoria Externa, da Associação dos Servidores da Defensoria Pública do Paraná (ASSEDEPAR) e do Núcleo de Estudo Afro-Brasileiros (NEAB) do Instituto Federal do Paraná. As palestras e debate foram destinados para estudantes do ensino médio e superior do Instituto Federal do Paraná de Umuarama e os adolescentes da Casa de Semiliberdade de Umuarama. Segundo o defensor público dr. Caue Bouzon Machado Freire Ribeiro, "o que aconteceu no Brasil foi uma escravização, e não uma escravidão e isso tem reflexos até hoje. O racismo é estrutural e está em todos os ambientes.  Além da denúncia para combatê-lo, deveríamos, também, fazer uma divulgação mais ampla sobre o assunto, assim como aconteceu com a Lei Maria da Penha”.
 
As atividades ainda não acabaram. Ainda no final do mês, as sedes em Londrina, Maringá e Curitiba promovem eventos ligados a causas sociais. Confira a programação abaixo:
 
 
Maringá
 
XI Festival Afro-Brasileiro de Maringá - lançamento do livro “Estratégias para o ensino de história e cultura afro-brasileira: dúvidas, conceitos e procedimentos”
 
Data: 21 de novembro, às 14h
 
Local: Travessa Jorge Amado, Zona 01
 
O livro é fruto do projeto “Ações de Promoção à Formação de Professoras e Professores para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica”, realizado durante 2019. Uma parceria entre o Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Maringá (NEIAB/UEM); com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), por meio do seu Programa Universidade Sem Fronteiras.
 
Durante o lançamento será realizado uma conversa sobre as estratégias para efetivação em espaços escolares da Lei 10.639/2003, esta que estabelece a obrigatoriedade do ensino de "história e cultura afro-brasileira" dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio.
 
 
Londrina
 
Roda de conversa sobre racismo estrutural
 
Data: 25 de novembro
 
Local: Sede da Defensoria Pública do Estado do Paraná em Londrina (Av. Bandeirantes, 263 – Vila Ipiranga)
 
Curitiba
 
Encontro com movimentos sociais
 
Data: 26 de novembro, às 16h
 
Local: Sede Central de Atendimento (Rua José Bonifácio, 66 – Centro)
 
 
Quartas contra racismo
 
Data: 27 de novembro, às 11h30
 
Local: Sede Central de Atendimento (Rua José Bonifácio, 66 – Centro)
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)