Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
14/11/2019

XIV CONADEP: “Da Lama à Luta” é a grande vencedora do concurso de práticas

Fonte: ASCOM ANADEP
Estado: DF

Ponto alto da programação da tarde desta quinta-feira (14/11), o concurso de práticas exitosas do XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP), movimentou o auditório do Teatro Riachuelo.

O concurso de práticas tem por objetivo compartilhar internamente as experiências das defensoras e dos defensores, sob a perspectiva do exercício concreto de uma política institucional una, sólida e eficiente, em benefício direto da população. Ao todo foram apresentados 24 trabalhos por defensoras e defensores públicos dos estados do AM, BA, ES, MG, MT, PA, PR, RJ, RR, SP e TO.

A prática vencedora do concurso foi “Da Lama à Luta: a busca da visibilidade da mulher vítima da mineração”, da defensora pública Mariana Andrade Sobral e do defensor público a Rafael Mello Portella Campos, ambos da Defensoria Pública do Espírito Santo.

Já o segundo lugar ficou para o “Estágio especial”, iniciativa das defensoras públicas da Bahia Firmiane Venâncio, Donila Ribeiro Gonzalez De Sá Fonseca, Gisele Aguiar Ribeiro Pereira Argolo e Gil Braga de Castro Silva.

A terceira colocação foi para a prática “Reciclando dignidades”, da defensora pública Carolina Renée Pizzini Weitkiewic (MT).

Também foram entregues menções honrosas para o trabalho “Defensoria Pública vai às Colônias do Município de Monte Alegre”, da defensora pública do Pará, Bia Albuquerque Tiradentes; e para a atuação das defensoras e defensores públicos do Espírito Santo, através da prática “O fogo de prometeu e o HC coletivo que reconheceu a tese dos 119% em unidades socioeducativas no Brasil”, assinada por Hugo Fernandes Matias, Thiago Piloni e Silva, Camila Dória Ferreira, Thaiz Rodrigues Onofre, Flávia Agnoletto Freitas, Renzo Gama, Gabriela Larrosa de Oliveira, Alex Pretti, Douglas Admiral Louzada, Ligia Marchesi Homem, Jamile Soares Matos de Menezes, Olivia Eleonora Lima e Silva Sofiato, Karina S. Silveira Ferreira e Isabel Tononi Castro.

Para fundamentar ainda mais os debates, a ANADEP e a ADPERJ selecionaram em novembro de 2018 uma gabaritada comissão julgadora para formar a banca examinadora, responsável pelo julgamento dos trabalhos sobre atuação e experiência dos defensores públicos.

A defensora pública do Rio de Janeiro Marina Magalhães Lopes foi a coordenadora do grupo. Ela trabalhou ao lado de Bruno Barcala Reis (DPE-MG), Lívia Casseres (DPE-RJ) e Eliana Bógea (ouvidora da DPE-PA).

Clique aqui e confira os trabalhos na íntegra.

 

 

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)