Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
20/09/2019

GO: CAM realiza bate-papo em alusão ao Setembro Amarelo na unidade de Aparecida de Goiânia

Fonte: ASCOM/DPE-GO
Estado: GO
O Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) realizou, na tarde desta quinta-feira (19/09), uma roda de conversa com membros, servidores, estagiários, voluntários e seus familiares do Núcleo de Defensorias Especializadas de Aparecida de Goiânia, no Residencial Maria Luiza. O tema foiPor que não viver? Um bate-papo sobre questões individuais e ambientais que dificultam a vivência da dor, em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à campanha nacional de prevenção ao suicídio.
 
A coordenadora do Núcleo de Defensorias Especializadas de Aparecida de Goiânia, Cristiana Maria Baptista,Teixeira Conceição, avaliou o encontro como enriquecedor sobre assuntos considerados tabu, dentre eles o suicídio. “A roda de conversa foi uma oportunidade muito enriquecedora para pensarmos e dialogarmos sobre saúde mental, depressão e suicídio, assuntos importantes que ainda são tratados como tabu em nossa sociedade”, esclareceu.
 
O bate-papo foi coordenado pela chefe do CAM do Interior, psicóloga Luciania Bonfim e contou com a participação do psicólogo Cassio Fernandes, do CAM de Goiânia. De acordo com ela o objetivo é levar aos membros, servidores, estagiários e voluntários da Defensoria Pública do Estado de Goiás informações esclarecedoras sobre o suicídio e como cada um pode fazer sua parte. “Defensoria pode, inclusive, ajudar nas questões jurídicas e de políticas públicas na questão”, completou. O CAM vai levar essa projeto de roda de conversa a outras unidades da DPE-GO.
 
De acordo com números da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo, por ano são 800 mil pessoas. No Brasil, a cada 35 minutos uma pessoa tira a própria vida. As autoridades consideram que esses números não refletem a realidade, porque os casos de suicídio estariam subnotificados.
 
Caso a pessoa necessite de ajuda pode ligar para o número 188, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza o atendimento 24 horas por dia, em todo território nacional.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)