Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
11/06/2019

CE: Sessão Solene na Câmara dos Vereadores de Fortaleza homenageia Defensoria Pública

Fonte: ASCOM/DPE-CE
Estado: CE
Na tarde desta segunda-feira (10), defensores públicos estiveram reunidos no Plenário da Câmara dos Vereadores de Fortaleza para Sessão Solene que reconheceu às contribuições realizadas para a sociedade cearense. A sessão solene, requerida pela vereadores Larissa Gaspar, foi uma comemoração ao Dia do Defensor Público, comemorado no dia 19 de maio.
 
Na ocasião, foram homenageadas a Defensoria Pública do Estado do Ceará e a Associação dos Defensores e Defensoras Públicos do Estado do Ceará (Adpec). Mariana Lobo e Amélia Rocha, receberam as comendas de homenagens às instituições. Participaram ainda da solenidade o subdefensor geral, Leonardo Antônio de Moura Junior, o assessor de Planejamento e Controle, Samuel Marques, além dos defensores públicos Ana Cristina Soares de Alencar, Elizabeth Chagas, José Lino Fonteles, Francisco Rubens de Lima Júnior e Adriano Leitinho.
 
Durante seu discurso, a vereadora Larissa Gaspar ressaltou que o reconhecimento da Câmara dos Vereadores à instituição. “Todas as semanas chegam pessoas aqui na casa em situações de vulnerabilidade ou em outras situações de violações de direitos, e muitas vezes demandam uma atuação jurisdicional. É quando procuramos a instituição competente para abraçar a causa dessas pessoas que é a Defensoria Pública. Essa homenagem é uma forma de expressar o nosso reconhecimento e gratidão à instituição que tem uma atuação muito peculiar que é estar perto daquelas pessoas  que mais precisam e veem na defensoria como um único horizonte para salvaguardar os seus direitos” destacou Larissa Gaspar.
 
A defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, elencou pontos de avanços ao longo da história da Defensoria como o aumento de 30% de público atendido, as oito sedes inauguradas no interior do Estado e a proximidade com a população durante as audiências do Orçamento Participativo. “Essa homenagem é digna pelo trabalho desenvolvido por todos os 314 defensores públicos do Ceará. O aumento de pessoas beneficiadas só é possível pelo compromisso de todos aqueles que estão dedicados a servir a população”, reforçou Mariana Lobo.
 
Amélia Soares da Rocha, presidenta da Associação dos Defensores e Defensoras Públicos do Estado do Ceará, comentou que quem realmente precisa da Defensoria Pública é quem entende a real importância do órgão. “Hoje nós temos 150 cargos vagos, cerca de 100 aprovados no último concurso público e sonhos de ampliar  o serviço da Defensoria Pública em outros bairros da capital e nas cidades do interior do Estado, uma vez que apenas 45 dos 184 municípios cearenses contam com Defensoria Pública. É necessário caminhar para que toda cidade do interior tenha um defensor público, pela importância que ele representa na vida da sociedade e pela quantidade de demandas apresentadas”, discursou Amélia Rocha.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
27, 28 e 29 de agosto
Atividades legislativas
28 e 29 de agosto
CONIP 2019
4 de setembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
2 de outubro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
12 de novembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
11 de dezembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
1º de outubro de 2019
Reunião de Diretoria da ANADEP
10 de dezembro de 2019
Reunião de Diretoria da ANADEP
12 a 15 de novembro - Rio de Janeiro
XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP)
XIV CONADEP
ANADEP INOVA
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)