Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/04/2019

II Fórum Acadêmico ADPERGS trouxe como tema Discriminação Racial

Fonte: ADPERGS
Estado: RS
No dia 12 de abril, os alunos da IMED - Instituto Meridional -, Defensoras e Defensores Públicos e servidores puderam prestigiar o II Fórum Acadêmico ADPERGS, que abordou o tema Discriminação Racial. O evento contou com a presença de cerca de 120 pessoas.
 
A Defensora Pública da Comarca de São Gabriel, Gizane Mendina Rodrigues, e o Defensor Público membro do Conselho Superior da Defensoria Pública que atua na 1ª Vara Criminal da Comarca de Canoas, Andrey Régis de Melo, foram os palestrantes da noite. A mediação ficou a cargo do Defensor Público Mário Rheingantz, Coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos da Defensoria Pública (CRDH) e do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública (NUDDH).
 
Abrindo o debate da noite, Gizane abordou o tema “Da Globeleza à Marielle Franco: a intersecção das lutas feminista e antirracista”. Em sua fala, a Defensora discursou sobre o feminismo negro, trazendo alguns dados do Atlas da Violência de 2018. Segundo o documento, de 2006 a 2016, houve um aumento de 71% na taxa de homicídio de mulheres negras em comparação a mulheres não negras. Segundo ela, “estes dados pesam duplamente para as mulheres negras. Não podemos considerar o feminismo uma luta única. Existem particularidades que precisam ser debatidas, como a questão racial”.
 
Já Andrey trouxe para a conversa o recente caso do assassinato de um músico negro, na cidade do Rio de Janeiro, por militares, com 80 tiros. “Cadê meu pai: morte e criminalização da população negra em 80 tiros” foi o título escolhido para falar sobre o caso e o papel da Defensoria Pública na garantia dos direitos dos vulneráveis. Em sua fala, o Defensor destacou a criminalização da população negra. “No Brasil, muitos casos de homicídio não são solucionados. Muitas vezes, o não-esclarecimento de mortes de negros é usado para condenar mais negros. Este é um ciclo perverso”, afirmou o Defensor.
 
Para a presidente da ADPERGS, Juliana Lavigne, é importante trazer à discussão acadêmica temas como a discriminação racial. O Fórum acadêmico tem justamente este objetivo: apresentar a atuação da Defensoria Pública em diversas áreas do Direito, apontando as inúmeras possibilidades de enfrentamento da matéria pelas Defensoras e pelos Defensores Públicos no exercício de suas funções.
 
No encerramento, que aconteceu por volta das 22h15, ainda com muitos alunos, a presidente afirmou: “eu sabia que sairíamos daqui com os olhos brilhando. A esperança está aqui, nesta sexta-feira, depois das 22h, em que estamos discutindo discriminação racial”, finaliza.
 
Ao final do evento, a Minds English School, empresa conveniada da ADPERGS que apoiou o Fórum, sorteou uma cesta de Páscoa entre os presentes. O ganhador foi o estudante Guilherme Castilho dos Santos.
 
O evento também contou com o apoio da IMED e da FESDEP - Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do RS.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)