Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
04/04/2019

PR: NUPEP apresenta novo serviço de assistência jurídica e psicossocial às vítimas de crimes violentos

Fonte: ASCOM/DPE-PR
Estado: PR
A Defensoria Pública do Estado do Paraná, por meio do Núcleo de Política Criminal e Execução Penal (NUPEP), apresentará, em evento no próximo dia 9 de abril, às 10 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, um novo serviço de atendimento ao público destinado a prestar assistência jurídica e psicossocial a pessoas que foram vítimas de crimes violentos. Na ocasião, serão assinados acordos de cooperação técnica com a Universidade Tuiuti do Paraná, regulando o encaminhamento para atendimento psicológico gratuito por professores e acadêmicos do curso de Psicologia, e com o Tribunal de Justiça do Estado, visando o aprimoramento de atividades relativas à aplicação de medidas socialmente úteis como substitutivos penais.
 
Os atendimentos às pessoas que foram vítimas de crimes serão feitos diariamente, e nele será feito o agendamento e encaminhamento para o NUPEP, na nova sede central da instituição (Rua José Bonifácio, 66 – Centro – Curitiba-PR). O atendimento inicial focará na prestação de informações e esclarecimentos jurídicos, podendo haver o encaminhamento para atendimento psicológico e ao setor cível para possível ação indenizatória. Sempre que viável e caso seja a vontade dos envolvidos, serão organizadas também práticas de mediação e justiça restaurativa, que envolvem encontros diretos ou indiretos entre ofensores e ofendidos, em parcerias com o Tribunal de Justiça, com o Ministério Público e com o Poder Executivo do Estado do Paraná.
 
A Defensoria esclarece que o atendimento não visa o ingresso no processo como assistente de acusação, e sim abrir um canal de atendimento e atenção à vítima inexistente dentro das regras do processo penal. De acordo com os coordenadores do NUPEP, André Giamberardino e Julio Duailibe Salem Filho, “trata-se de um projeto que visa, ao mesmo tempo, atender às vítimas de crimes e contribuir para o combate aos discursos de ódio”.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)