Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
27/02/2019

PI: Defensoria realiza ação de cidadania e saúde no CEIP

Fonte: ASCOM/DPE-PI
Estado: PI
Mais uma ação de cidadania e saúde realizada pela Defensoria Pública do Estado do Piauí beneficiou, na última segunda-feira (25), os adolescentes internos no Centro Educacional de Internação Provisória -CEIP. A iniciativa tem por objetivo identificar casos de diabetes ou tendência à doença, por meio de exames de glicemia, além de proporcionar outros exames como o de detecção da hipertensão. Na oportunidade também foi feita a verificação da pressão arterial. A ação foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Assistência Social do Estado (Sasc) e é desenvolvida nas Unidades Prisionais por meio do Programa Defensorial de Assistência Integral ao Preso –Prodaip.
 
Participaram da atividade a Defensora Pública Geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes; a Coordenadora do Sistema Prisional Dra. Sheila de Andrade Ferreira e o Defensor Público Afonso Lima da Cruz Júnior, Titular da 4ª Defensoria Pública da Infância e da Juventude e também Diretor da Defensoria Itinerante. Também presentes o Coordenador do CEIP, Ricardo Henrique Costa e Silva E a enfermeira da Sasc/CEIP, Edimary Barjurd Muniz, com sua equipe.
 
“Estamos aqui para trazer para vocês essa ação que acontece dentro do Programa Defensorial de Assistência Integral ao Preso –Prodaip, voltado para garantir cidadania e saúde às pessoas que se encontram privadas de liberdade. Já desenvolvemos esse mesmo atendimento em várias Penitenciárias da capital e do interior do Estado, bem como junto aos internos no Centro Educacional Masculino, o CEM. Nosso objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida a vocês. Muitas vezes pensamos que por sermos jovens não vamos adoecer ou ter algum problema de saúde, mas isso não é verdade,  daí a importância desse atendimento”, disse a Defensora Pública Geral, Dra. Hildeth Evangelista, que também deixou uma recomendação para os adolescentes internos no CEIP, “ estudem, procurem se apegar às suas famílias, procurem cuidar da saúde,  porque esse é o caminho para que vocês possam ter condições para crescer na vida. Para que tenham a oportunidade de seguir em frente. Não deixem passar essa chance”, destacou.
 
Sheila de Andrade Ferreira também se manifestou e ressaltou a importância do atendimento. “Esse projeto existe exatamente para isso. Para olhar os que não são vistos. Na verdade o que faremos aqui não é só um exame de diabetes e hipertensão, mas também poderemos colher informações importantes sobre a saúde de vocês que, quanto mais cedo forem detectadas, mais cedo poderão ser tratadas e também, aqueles que precisarem, terão a oportunidade de receberem as orientações devidas. Importante dizer que daremos continuidade a esse projeto. Pretendemos trazer também testes para doenças sexualmente transmissíveis, que vocês serão convidados a fazer e mesmo após saírem daqui poderão continuar, aqueles que precisarem, fazendo o tratamento por meio do SUS. Aproveitamos para agradecer à colaboração de todos que proporcionaram essa ação hoje no CEIP”, disse a Coordenadora do Sistema Prisional da Defensoria.
 
“Fico extremamente feliz em ver a realização de projetos que trazem benefícios para os adolescentes. Essa parceria da Defensoria com a Sasc é salutar e nosso papel é exatamente esse, buscar projetos e atividades que possam contribuir para reinserir vocês no meio social, assegurando seus direitos. Continuaremos a buscar melhorias para vocês. Soube hoje que irão ter uma cozinha instalada aqui, isso já é um ganho excepcional, pois irá proporcionar uma alimentação mais saudável”, disse o Defensor Público Dr. Afonso Lima da Cruz Júnior, afirmando que está à disposição para atender aos adolescentes internos e juntamente com a coordenação do CEIP buscar melhorias para o Centro.
 
A ação de saúde e cidadania foi bem recebida dentro do CEIP. O Coordenador Ricardo Henrique Costa e Silva disse que “a importância dessa ação, desse acompanhamento na área da saúde trará um olhar mais próximo, possibilitando que tomemos medidas que melhorem a vida deles dentro do alojamento. Temos total acesso à Defensoria. Quando encaminhamos algum problema a Defensoria sempre resolve o mais rápido possível. Temos um bom resultado do acompanhamento da Defensoria”, disse. A enfermeira Eddimary Barjurd complementou: “estamos muito satisfeitos, até porque nunca tivemos na casa uma ação dessas e temos adolescentes com casos de diabetes e hipertensão na Instituição”, afirmou.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)