Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
15/02/2019

PA: Defensoria Pública realiza o primeiro mutirão sistêmico do ano em Icoaraci

Fonte: ASCOM/DPE-PA
Estado: PA
Nesta última sexta-feira, 08, a Defensoria Pública do Estado do Pará realizou o 1º Mutirão Sistêmico de 2019. Desta vez, o Núcleo Distrital de Icoaraci foi o local escolhido. O evento ocorreu na Escola Estadual Jorge Lopes Raposo, e teve o objetivo de otimizar a pauta de atendimentos no Distrito.
 
O Mutirão Sistêmico de Desjudicialização contou com a presença dos defensores, estagiários e servidores do Núcleo e alguns de Belém, além da participação da promotora e do juiz, atendendo 28 casais agendados. A partir de agora, Icoaraci receberá um por mês, haja a vista a necessidade extrema de ampliar o atendimento aos assistidos.
 
Integrando o Mutirão, houve palestras que abordavam temas como o valor do diálogo, crenças, valores, princípio do pertencimento, hierarquia e equilíbrio, que foram ministradas pela Diretora Metropolitana, Symonne Filocreão e a Diretora da Escola Superior em exercício, Clívia Croelhas. “Icoaraci é muito próximo de Belém, mas ainda estava um pouco afastada desse movimento da Defensoria Pública, de transformar os mutirões de família em mutirões sistêmicos. Então é muito importante que começássemos a dialogar com o Núcleo do Distrito, no sentido de implementar essa nova ferramenta que é tão utilizada na capital”, afirmou Clívia Croelhas.
 
O coordenador do Núcleo Distrital de Icoaraci, Marco Aurélio Guterres, ressaltou a importância de receber o primeiro Mutirão Sistêmico de Desjudicialização. “Foi de fundamental importância esse apoio dado pela Comissão Sistêmica da Defensoria Pública, pois a nossa demanda é muito alta por conta da população que atendemos. E foi significativo, pois os assistidos se viram como protagonistas da resolução do próprio conflito em que fomos meros instrumentos para que pudessem satisfazer seus interesses. Mais mutirões virão, nós já temos um cronograma próprio para Icoaraci, no sentido de que possamos atender mais a população”, contou o coordenador.
 
28 casais estavam agendados para participar do Mutirão. Apenas 21 puderam celebrar acordos de divórcio de forma consensual. Foi o caso da Débora Regina dos Santos, que esteve presente no Mutirão Sistêmico de Desjudicialização e celebrou a efetividade do atendimento. “A gente sabe que é um processo que demora e que é complicado e você simplesmente entrar em um evento desse e já sair com tudo resolvido é maravilhoso. Pra mim foi muito bom”, contou.
 
Junto dela estava David Sousa que ressaltou a importância do evento ser expandido para outros bairros. “É bom que esse evento sempre se repita, não só em Icoaraci, mas em todas as áreas, pois você solicitar um processo de divórcio e sai com tudo resolvido em um dia é muito bom. Espero que não fique apenas restrito a um bairro, mas se expanda para todos”, finalizou.
 
A promotora de Justiça Sinara Lopes, eventos como os Mutirões Sistêmicos, realizados pela Defensoria Pública, em parceria com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça, evitam o inchaço do judiciário. “Esse é evento é de extrema importância para a sociedade. Ele utiliza técnicas de soluções de conflitos, que antecedem a judicialização e, às vezes, faz com que as partes acordem e evitem a judicialização da demanda”, disse.
 
Já o juiz titular da 3ª Vara Cível Distrital de Icoaraci, Antônio Cláudio Von Lohrmann, ressaltou que o mutirão dá celeridade ao andamento de processos. “O judiciário reputa, como de importância muito grande, a realização desses eventos, a cargo da Defensoria Pública na organização. Primeiro porque desafoga o judiciário e proporciona a resolução de conflitos, que demandariam mais tempo para serem resolvidos. E, aqui, nesse momento, a gente já consegue resolver essas demandas de imediato”, concluiu.
 
De acordo com a Diretoria Metropolitana, serão realizados Mutirões de maneira mensal em Icoaraci, com o intuito de diminuir o agendamento no Núcleo. “A Diretoria Metropolitana tem essa linha de atuação baseada no diálogo, no respeito e, em proporcionar esse espaço de escuta, mediando à atuação da Defensoria Pública e dos seus membros. E como eu tinha essa atuação na Comissão Sistêmica, fiz esse convite a eles, para que me auxiliem nessa busca por um melhor atendimento ao público, pois nós temos que prestar um serviço da melhor qualidade para o público que servimos”, destacou Symonne Filocreão.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)