Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
04/02/2019

MG: Defensoria tem atuação estratégica e decisiva em Brumadinho

Fonte: ASCOM/DPE-MG
Estado: MG
Em cumprimento à sua missão institucional, a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) está presente e atuante em Brumadinho, desde o rompimento das barragens da Mina Feijão, no dia 25 de janeiro. A Instituição mobilizou-se prontamente para prestar assistência à população atingida e, desde o ocorrido, atua de forma ininterrupta no local.
 
Para operar de forma estratégica, foi formalizada a comissão de atuação institucional e o grupo técnico de trabalho. Com a participação de defensores públicos de diversas áreas e membros da Defensoria Pública Geral, todos os esforços estão voltados para garantir os direitos das vítimas e familiares.
 
A comissão tem a responsabilidade de elaborar e executar um plano de atuação estratégica, que envolve a criação de fluxos de atendimento, métodos jurídicos e procedimentos de atuação. Além disso, estabelece contato com outros órgãos para colher informações e dados necessários ao desenvolvimento de sua incumbência.
 
Já o grupo de trabalho está realizando atendimentos in loco, estabelecendo o contato direto com a população. De acordo com o defensor Antônio Lopes de Carvalho Filho, coordenador do Núcleo Estratégico de Proteção aos Vulneráveis em Situações de Crise, “desde o momento da tragédia a DPMG tem atuado de forma decisiva em Brumadinho, tanto no atendimento quanto nas reuniões do comitê de crise, priorizando, sobretudo, o atendimento humanitário”.
 
A Defensoria Pública está prestando assistência aos beneficiários das doações que a Vale S.A está oferecendo, no momento, aos parentes das vítimas e desaparecidos. A DPMG está atenta e acompanha de perto o que está sendo feito, para ampliar ao máximo o número de favorecidos, orientando as pessoas juridicamente para que não haja nenhuma perda de direitos.
 
O defensor público Rômulo Luis Veloso de Carvalho é o responsável pela interlocução com a mídia, conforme dispõe a Resolução nº 24/2019.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)