Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
12/12/2018

ANADEP elege nova diretoria para biênio 2019/2021

Fonte: ASCOM ANADEP
Estado: DF

O defensor público do Espírito Santo Pedro Paulo Coelho encabeça a chapa

O defensor público do Espírito Santo Pedro Paulo Coelho será o próximo presidente da ANADEP durante o biênio 2019/2021. Candidato da chapa única "ANADEP forte: experiência e diálogo para garantir direitos", ele recebeu 114 votos nominais, sendo 85 votos online, 13 presenciais e 16 de presidentes de Associações Estaduais. Conforme o edital, cada estado da Federação teve direito a três votos, sendo dois votos da presidência da Associação Estadual e um voto do restante apurado pela maioria simples das defensoras e defensores associados, que votaram virtualmente. A eleição ocorreu durante assembleia geral ordinária, nesta quarta-feira (12/12), na sede da ANADEP, em Brasília. Na ocasião também foram eleitos os integrantes dos conselhos Diretor, Consultivo e Fiscal da Entidade. A votação ocorreu de 10h às 16h e foi acompanhada por uma comissão eleitoral.

Pedro Paulo Coelho destacou que a nova diretoria, que reúne diversos presidentes de Associações, diretores(as) e ex-diretores(as), conselheiros(as) e ex-conselheiros(as) da ANADEP, visa a uma construção coletiva e participativa entre as entidades associativas estaduais e demais associadas e associados.

Segundo o defensor público, o objetivo é enfrentar os principais desafios que se apresentarão para a Defensoria Pública e para todas as defensoras e defensores no próximo biênio. “É preciso refletir sobre o que precisa ser feito e o que precisa ser aprimorado no contexto do novo Governo Federal e da nova composição do Congresso Nacional. Não mediremos esforços para alcançar o engrandecimento da Defensoria Pública, buscando o seu adequado reconhecimento e fortalecimento no mundo jurídico, além de lutar contra qualquer investida que signifique retrocessos”, pontuou.

Ao todo, a nova diretoria focará em sete eixos de atuação: atuação legislativa no plano nacional, apoio às Associações Estaduais, fortalecimento da imagem institucional, transparência na gestão e informação ao alcance de todos, atuação internacional, apoio à atuação afirmativa de gênero dentro das Defensorias e Associações Estaduais e o fortalecimento da comunicação institucional.

Entre os projetos que o grupo pretende lançar nos próximos dois anos destacam-se “ANADEP abrindo portas”, que buscará auxiliar os representantes estaduais no contato com os parlamentares das respectivas unidades federativas, traçando perfis políticos e partidários, permitindo maior permeabilidade política e trocas recíprocas em favor das entidades de classe de defensoras e defensores; a ampliação do projeto “ANADEP nos Estados”, que tem por objetivo visitar todas as regiões e trabalhar junto às Associações Estaduais o fortalecimento institucional através da EC 80; além do I Prêmio Nacional de Jornalismo.

As vice-presidências da chapa serão compostas pela defensora pública do Acre Rivana Ricarte, como diretora vice-presidente institucional; o defensor público de Goiás Gustavo Alves de Jesus, como diretor vice-presidente jurídico-legislativo; e o defensor público de Minas Gerais Flávio Wandeck, como vice-presidente administrativo.

Ao final, o presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli, agradeceu a participação de todos na eleição. Ele também fez uma referência especial às diretoras e diretores que fizeram parte de sua gestão no último biênio e para as defensoras e defensores públicos que aceitaram o desafio de fazer parte da Associação nos próximos dois anos. “A ANADEP tem um legado histórico, sendo responsável por todos os avanços e conquistas da Defensoria Pública nos últimos anos. É muito importante ter a participação de todas e de todos nesse desafio, que é construir a história da nossa entidade e do avanço do acesso à justiça às pessoas em situação de vulnerabilidades em nosso país”, pontuou.

Na AGO estavam presentes defensoras e defensores públicos de vários estados e representantes de 16 Associações Estaduais, entre elas, ADPACRE, ADEPAM, ADEP-BA, ADPEC, ADEP-DF, ADEPES, AGDP, ADEP-MS, ADEP-MG, AMDEP, APIDEP, ADPERJ, ADPERN, ADPERGS, AMDEPRO e ADPETO.

A posse dos novos integrantes dos Conselhos da ANADEP será no dia 13 de fevereiro de 2019, em Brasília. Horário e locais serão divulgados posteriormente.

Perfil: Na Instituição desde 2013, Pedro Paulo Coelho atuou na 1ª Vara da Infância e Juventude de Vila Velha e no Núcleo de Educação em Direitos, do qual foi cocriador e membro. Também foi coordenador do Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos e Triagem da Capital Vitória e responsável pelo Tribunal do Júri de Vila Velha, tendo atuado em quase 150 júris por todo o Estado.

Pedro Paulo Coelho está em seu 2º mandato à frente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Espírito Santo, onde enfrentou diversas batalhas associativas para o fortalecimento da Instituição e defesa irrestrita das prerrogativas da classe. Entre as pautas que trabalhou nos últimos dois anos, destacam-se a valorização salarial e o aumento do orçamento anual da Defensoria Pública do Espírito Santo, que geram, anualmente, a grande evasão de defensoras e defensores da Instituição. O defensor público também é o atual Diretor Vice-Presidente Administrativo da Associação Nacional (biênio 2017/2019). 

Clique aqui e confira a nominata da chapa. 

Clique aqui e confira as fotos da assembleia. 

 

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)