Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
08/10/2018

DF: Revista da Defensoria Pública abre prazo para submissão de artigos

Fonte: ASCOM/DPE-DF
Estado: DF
A Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal (RDPDF) passa a receber, a partir desta terça-feira (25), contribuições em dossiês temáticos, de forma interdisciplinar.
 
Os colaboradores da revista poderão enviar os seus trabalhos neste link até o dia 30 de novembro. Qualquer estudioso acadêmico pode enviar o seu artigo. Para tanto, basta se cadastrar no site, conferir as diretrizes para autores e seguir as regras de formatação.
 
Os artigos devem ter no mínimo 15 e no máximo 25 laudas, em regra. As contribuições serão submetidas ao sistema double blind review, onde cada artigo é avaliado por dois especialistas na área. Para assegurar a confidencialidade no momento de avaliação, os autores deverão evitar realizar qualquer tipo de identificação pessoal durante o corpo do texto.  Para mais informações, confira as regras completas de formatação aqui.
 
A revista terá periodicidade semestral. O foco da produção será o incentivo de artigos e estudos interdisciplinares sobre temáticas relacionadas à atuação da DPDF, de questões atinentes ao sistema de justiça e à atuação em prol de grupos vulneráveis. Segundo o defensor público e editor-chefe da revista, Alberto Carvalho Amaral, trata-se de um diálogo interdisciplinar, a fim de repensar o sistema de justiça.
 
Como inspiração para trabalhos, o conselho editorial da revista sugere as seguintes linhas de pesquisa, embora estas não excluam outras possíveis temáticas: Sistemas de justiça – traços históricos e culturais em uma análise comparada, limites e novas perspectivas para a concretização de direitos fundamentais; Acesso à Justiça e o resgate dos excluídos, proteção de grupos vulneráveis, visibilização das indiferenças e discussões sociojurídicas sobre essas questões; Defensoria Pública na proteção dos vulneráveis e dos direitos humanos, avanços na atuação defensorial, aspectos essenciais na atuação e na nova configuração pós Constituição de 1988, assento constitucional e legal e o papel de “custos vulnerabilis”; Acesso à justiça e interlocução com áreas de relevo social inquestionáveis, instituições e discussões sobre acesso à Justiça, democracia, contexto legal e social nos 30 anos da promulgação da Constituição da República.
 
Amaral destaca que o lançamento da revista marca um momento ímpar no âmbito da instituição. “A prática defensorial nunca se limita à letra fria das normas, devendo atentar-se para além do Direito e com foco na realidade. O diálogo com a comunidade científica, além de aprimorar o trabalho dos defensores e servidores do órgão, permite o alcance de áreas e visões privilegiadas, que certamente contribuirão para uma melhor prestação do serviço público aos carentes. Este primeiro número assenta a importância do aprimoramento acadêmico dos membros e servidores, capacitados para as lidas diárias e atentos para as contribuições científicas inovadoras, em um diálogo aberto com professores e estudiosos, tão relevantes para uma concepção de direito e de justiça mais próxima dos grupos sociais vulneráveis, parcela significativa da população brasileira, a qual tentamos, diariamente, auxiliar”, declarou.
 
Dúvidas, sugestões ou solicitações de informações podem ser enviadas para o e-mail revista@defensoria.df.gov.br, com o assunto “Dossiê temático (2018)”.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
20 de maio, 16h30
Lançamento do Programa "Defensoria em Todos os Cantos"
20 de maio (segunda-feira)
Sessões Solenes no Congresso Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)