Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
18/09/2018

MA: Defensores públicos levam projeto de educação em direitos a estudantes de Pinheiro

Fonte: ASCOM/DPE-MA
Estado: MA
Cerca de 150 estudantes da Escola Municipal Walter Abreu, localizada em Pinheiro, tiveram a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos sobre cidadania e educação em direitos, na semana passada, na primeira edição do projeto “Defensoria na Escola”. O projeto foi idealizado e é executado pelos defensores públicos Suzanne Santana Lobo e Gil Henrique Mendonça Faria, titulares do Núcleo da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) do município. A próxima ação ocorrerá amanhã, 18, na Escola Rubem Almeida.
 
A palestra foi realizada na área de recreação da unidade escolar e contou com a participação de alunos, pais e professores da instituição. Na ocasião, os defensores abordaram temas relevantes como drogas e violência doméstica além de tratar sobre a função da Defensoria Pública e dos serviços oferecidos pela instituição como o reconhecimento voluntário de paternidade de crianças, jovens e adultos, reforçando o projeto Pais e filhos, desenvolvido inicialmente na capital, mas que deve ser replicado em todas as comarcas que possuem núcleo da Defensoria instalado.
 
Após as explanações, foi aberto um momento de diálogo com os jovens, que apresentaram diversas perguntas. Por sua vez, os defensores preocuparam-se em apresentar respostas aos questionamentos utilizando uma linguagem informal, de maneira a garantir a completa compreensão de todos os participantes.
 
Sobre a importância do projeto, o defensor Gil Henrique Faria destacou que “o objetivo é levar o diálogo para essas crianças e jovens sobre temas relevantes e problemas sociais que assolam a sociedade pinheirense, na perspectiva de reforçar sua importância para a sociedade, qualificando-os por meio da compreensão de seus direitos e deveres”.
 
De acordo com a defensora pública Suzanne Lobo, a proposta dessa iniciativa é beneficiar a população do município como um todo “O objeto desse projeto é, primeiramente, levar educação em direitos a essas crianças e adolescentes e também utilizá-los como multiplicadores desse conhecimento a seus familiares e todos aqueles que os rodeiam, visando fazer com que se tornem adultos conscientes, evitando que entrem no mundo do crime, por exemplo. Na verdade, esse é um trabalho de prevenção”, destacou.
 
Projeto – O Defensoria na Escola conta com ações regulares nas escolas públicas de Pinheiro. De acordo com o planejamento do projeto, são abordados nas palestras temas como violência doméstica, abuso sexual, uso e tráfico de drogas, dentre outros. Além das palestras, estão programadas rodas de diálogos e oficinas com professores, pais e responsáveis, visando ampliar o alcance das atividades.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)