Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
05/09/2018

ANADEP participa de reuniões da AIDEF, no Chile

Fonte: ASCOM ANADEP
Estado: DF

Na segunda e terça-feira (3 e 4/9), a diretoria da ANADEP participou de reuniões promovidas pela Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF), em Santiago (Chile). O encontro teve por objetivo discutir o fortalecimento e a integração das Defensorias Públicas e temas ligados aos direitos humanos.

A segunda-feira foi reservada para as pautas dos conselhos diretivo e executivo. Entre os pontos que foram discutidos, destacam-se o Sistema Interamericano de Direitos Humanos e a Organização dos Estados Americanos (OEA), a formação contínua dos(as) Defensores(as) Públicos(as) Interamericanos(as) e a análise das sentenças proferidas pela Corte Interamericana. Foi aprovado também um novo convênio com a Corte IDH para a realização de um observatório sobre o cumprimento das decisões da Corte, pelo qual, serão listadas todas as sentenças proferidas. Haverá um estágio atualizado do cumprimento de cada obrigação imposta.

O grupo fez também um retrospecto das atividades alusivas aos 40 anos da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que aconteceram em julho, em São José (Costa Rica).

Outro ponto levantado foi sobre a construção do relatório da Coordenação Geral do Estado de Avanço do Plano Estratégico da AIDEF, o Plano Estratégico para a implementação das 100 Regras de Brasília modificadas e o relatório sobre os "Parâmetros de Medição de Defesas Públicas”, que terá colaboração da ANADEP.

Participaram das reuniões, o presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli; a diretora de relações internacionais, Adriana Burger; a diretora de comunicação, Rivana Ricarte; a diretora de articulação social e presidente da ADPERJ, Juliana Lintz; além do presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), Marcus Edson de Lima; o defensor público-geral do Rio de Janeiro, André Castro; e a defensora pública do Rio de Janeiro, Rosane Lavigne, representando o Fórum Justiça.

Participação interativa do Brasil

No primeiro dia, no momento reservado para discussão do tema relativo a Defensoria Pública Interamericana, a defensora pública do estado do Acre Rivana Ricarte, que também é DPI, fez um retrospecto do caso Poblete Vilche y otros vs Chile e do início da fase de cumprimento da sentença do caso.

No segundo dia de reunião, o Fórum Justiça firmou parceria com a AIDEF para a promoção do seminário "Democracia y Defensoría Pública en el Contexto Latinoamericano: un análisis de la e(in)volución en el actual momento histórico”a ser realizado em 2019. A iniciativa, que tem apoio da ANADEP, visa a discutir o papel das defensoras e defensores públicos na América Latina, a implantação das 100 regras de Brasília, o papel da Defensoria Pública no sistema de Justiça, o compromisso com os direitos humanos no eixo da democracia, entre outros. A defensora pública do Rio de Janeiro e integrante do Fórum Justiça, Rosane Lavigne, foi responsável por fazer a apresentação oral da inciativa.

Por fim, a diretora de relações internacionais da ANADEP, Adriana Burger, apresentou à Associação Interamericana um questionário que tem por objetivo mapear a atuação das Defensorias Públicas de todo o continente Americano, para além da área penal. O documento será uma prática inovadora que reunirá conhecimentos e boas práticas e possibilitará também o intercâmbio de informações entre os membros associados da AIDEF.

Eleição AIDEF

Durante a assembleia geral, na terça-feira (4/9) ocorreu a eleição dos novos membros do Comitê Executivo, Diretivo e Fiscal da AIDEF para o biênio 2018/2020. A coordenação da Associação ficará com Nydia Lissette Arévalo Flores de Corzantes, do Instituto da Defensoria Pública Penal da Guatemala.

Clique aqui e veja as fotos das reuniões.

 

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)