Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
30/07/2018

ADEPAR: Defensores do Paraná marcam presença no 1º Encontro das Defensoras e dos Defensores Públicos da Região Sul

Fonte: ADEPAR
Estado: PR
Representando o Paraná, o vice-presidente da Adepar (Associação dos Defensores Públicos do Paraná), Ricardo Padoim, o Defensor Público-Geral, Eduardo Abraão, e os Defensores Marcelo Diniz, Lígia Buarque de Gusmão, Luciana Tramujas e Thatiane Chiapetti participaram do 1º Encontro das Defensoras e dos Defensores Públicos da Região Sul.
 
O evento aconteceu no Hotel Novotel Três Figueiras, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nos dias 26 e 27 de julho.
 
A Defensora Luciana Tramujas, a vice-presidente institucional da Anadep, Thaísa Oliveira, o vice-presidente da Adepar, Ricardo Padoim, o Defensor Marcelo Diniz e a Defensora Lígia Buarque de Gusmão
 
O objetivo do Encontro foi reunir Defensoras e Defensores Públicos para participarem de atividades e debaterem as demandas da região Sul do país.
 
Dentre os palestrantes estava o Defensor Público do Paraná e coordenador do NUDIJ (Núcleo Especializado da Infância e Juventude), Marcelo Diniz, que abordou os desafios da Defensoria na garantia do acesso à educação.
 
“Procurei trazer algumas questões que estamos enfrentando no núcleo com relação à educação. A Defensoria discute pouco sobre o tema de uma forma geral, por isso, é necessário um debate mais amplo sobre o assunto, que demanda uma atuação institucional não somente individual mas coletiva” contou Marcelo.
 
Opinião dos participantes do Paraná
 
“Destaco a importância do Encontro para auxiliar os Defensores a encontrarem soluções que ajudem os assistidos da Defensoria, mesmo diante das dificuldades de um sistema legal que não foi pensado para resolver os problemas deles. Desejo que esse seja o primeiro de muitos eventos regionais para fortalecer cada vez mais o nosso trabalho e de todas as Defensorias”.
Ricardo Padoim, vice-presidente da Adepar.
 
“O Encontro proporcionou a integração entre as Defensorias do Sul do país. A partir das apresentações, palestras e debates, os nossos profissionais do Paraná transmitem e adquirem conhecimento, além de discutirem boas práticas que poderão ser implementadas para melhorar os serviços prestados à população dos três Estados”. 
Eduardo Abraão, Defensor Público-Geral.
 
“Participar de eventos como esse é importante para trocar experiências com Defensores e Defensoras de outros Estados, refletindo e aprimorando o nosso trabalho. Ainda, conhecer as estruturas de outras instituições permite reconhecer nossos avanços, bem como entender os possíveis novos caminhos para fortalecer a Defensoria”.
Luciana Tramujas, Defensora Pública do Paraná.
 
“Com temáticas atuais, as palestras e os debates trouxeram soluções para casos práticos que nos deparamos diariamente. O Encontro foi uma oportunidade única de aprendizado e de aperfeiçoamento do nosso trabalho na Defensoria do Paraná”.
Thatiane Chiapetti, Defensora Pública do Paraná.
 
“Espero que o Encontro sirva de inspiração para que os Defensores possam se reunir com mais frequência. Todo conteúdo apresentado foi enriquecedor e, com certeza, irá agregar no desenvolvimento de trabalhos e de projetos futuros”.
Marcelo Diniz, Defensor Público do Paraná.
 
 
Palestras do evento
 
Custos vulnerabilis – Maurílio Casas Maia (AM)
Atuação dos Defensores Públicos Interamericanos – Antônio Mafezzoli (SP) 
Prisão Domiciliar: com ou sem monitoramento eletrônico – Naira Sanches (RS) 
Teses de defesa em casos de organizações criminosas – Fernanda Mambrini (SC)
Desafios da atuação da Defensoria na garantia do acesso à educação – Marcelo Diniz (PR) 
Afetos e vulnerabilidades no direito de família e infância – Elisa Cruz (RJ) 
Defensoria Pública como instrumento de efetivação dos direitos da pessoa com deficiência – Luis Renato Braga (MG)
Direito de resistência – Alessandra Quines (RS)
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)