Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
24/05/2018

TO: Palestras realizadas pela Defensoria Pública alcançam mais de 900 alunos no Sul do Estado

Fonte: ASCOM/DPE-TO
Estado: TO
Entre os meses de março a maio deste ano, a Diretoria Regional da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Gurupi, no Sul do Estado, realizou um total de 16 palestras em várias Unidades Escolares da Rede Pública do município, alcançando mais de 930 estudantes, além de palestras destinadas aos orientadores de ensino, pais e responsáveis.
 
Resultantes ações desenvolvidas pela Equipe Multidisciplinar da Instituição com a Diretoria Regional de Ensino (DRE), as palestras foram integralizadas ao projeto “Defensoria nas Escolas”, que tem como objetivo instruir a comunidade escolar, sobre o exercício da cidadania por meio dos eixos norteadores (cidadania e ética, direito, saúde e violência e paz), levando em consideração as peculiaridades de cada localidade, e assim colaborar com o processo de educação.
 
Com explanações e discussões sobre os papéis de cada um na construção e formação da educação, dos processos mentais e comportamentais, foram abordados temas como Violência (Construção da Identidade Feminina/Violência Doméstica); Saúde Mental (Combate ao Suicídio/ Bullying); Os direitos e os deveres do adolescente; O uso abusivo da internet; dentre outros.
 
“Os temas abordados atendem às necessidades apresentadas pela própria Comunidade Escolar e, por isso, vêm sofrendo adequações a fim de adaptarem-se aos contextos expostos e às necessidades solicitadas”, destacou a diretora regional de Gurupi, defensora pública Mônica Prudente.  
 
As palestras foram realizadas pela Equipe Multidisciplinar da Diretoria Regional –  formada pela psicóloga Isabel Cristina Izzo, pela pedagoga Elizete Soares da Silva e pelas assistentes sociais Ivone de Souza Carvalho Viana e Daniela Maria da Silva Portilho –  e, na Semana do Maio Verde, contou com a presença dos defensores públicos Hud Ribeiro e Lara Gomides.
 
Segundo a psicóloga da Instituição, Isabel Cristina Izzo, cada vez mais a Defensoria Pública estreita laços com a comunidade escolar, promovendo cidadania. “A troca de informações, a disponibilidade para atender as demandas trazidas  até a Equipe Multidisciplinar  pelas orientadoras, diretores e alunos das Unidades Escolares vêm fortalecendo cada vez mais  os laços entre a Defensoria Pública e a Rede Estadual de Ensino, o que contribui para o desenvolvimento da educação, o fortalecimento da cidadania e o processo de construção do conhecimento por meio das ações informativas, educativas e interativas”, ressaltou.
 
A psicóloga informou ainda que já se encontram agendadas para o primeiro semestre cerca de mais dez palestras em Unidades Escolares do município.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)