Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
24/05/2018

PE: Defensoria Pública atende em domicílio para processo de registro tardio de nascimento

Fonte: ASCOM/DPE-PE
Estado: PE
Defensoria Pública de Pernambuco prestou atendimento à assistida Maria de Nazaré Pereira, aparentando 60 anos de idade e com problemas psiquiátricos, fato que a impossibilitou de comparecer a Instituição para realizar o processo de Registro Tardio de Nascimento. A Defensora Pública Leda Pessoa foi acompanhada pelos representantes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), a assistente social Erika Leão e o médico do PSF da Comunidade do Vietnã, Alejandro Ence. O atendimento aconteceu ontem (22/05) na residência da assistida, localizada no bairro dos Torrões, Recife-PE.
 
Foi pensando em solucionar essas questões, que a DPPE passou a realizar procedimentos administrativos de Registro Tardio. O Registro Civil de Nascimento é o primeiro de todos os direitos. A Defensora Pública, depois ter feito esta visita, instruiu aos familiares os procedimentos com os dados pessoais da registranda e, posteriormente, encaminhará aos 15 cartórios de Registro Civil, localizados na cidade do Recife e na cidade natal da assistida, Itaiba, as informações colhidas para busca. Não sendo encontrado Registro de Nascimento em nome da assistida,  será realizado o assentamento de registro e confeccionada a Certidão de Nascimento.
 
Além do processo de Registro Tardio, a DPPE promoverá ação para que senhora Maria Nazaré seja acolhida por uma residência terapêutica devido ao estado avançado da doença.
 
"O problema da falta de registro se agrava exatamente na hora que essas pessoas necessitam de um benefício assistencial ou uma internação para tratamento de saúde, pois sem documentação fica inviável proceder nesses casos," enfatizou a Defensora Pública Leda Pessoa.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)