Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
16/03/2018

PR: Confira como foi a Semana da Mulher na capital paranaense

Fonte: ASCOM/DPE-PR
Estado: PR
A Defensoria em Curitiba também realizou diversas atividades durante a Semana da Mulher, realizada de 05 a 09 de março. Rodas de conversa se espalharam pelos bairros e aproximaram a instituição das mulheres curitibanas. Teve evento na Casa da Mulher Brasileira, no Boqueirão e na sede central da DPPR.
 
A diretora interina da Escola da Defensoria (Edepar), Eliana Tavares Paes Lopes, conta como a Semana foi idealizada: “A assistente social Gabriele Bahr, da Edepar, elaborou um projeto de calendário comemorativo, para que a Escola promovesse a conscientização e educação em direitos respectivamente a uma data importante de cada mês. Em março, em parceria com o Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH) e a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Paraná (Adepar), como não poderia deixar de ser, relembramos e frisamos o combate à violência de gênero, em alusão ao Dia Internacional da Mulher”.
 
E foi uma semana inteira de eventos em todas as sedes da Defensoria do Estado, seguindo roteiro e material elaborados pela Edepar, mas abrindo possibilidades para que cada localidade realizasse atividades extras. “Diversas sedes aderiram ao evento, formando uma rede de promoção dos direitos da mulher e demonstrando como é importante esse elo e canal de comunicação com as sedes do interior, afinal somos uma só instituição visando um bem maior que é o acesso à justiça e educação em direitos”, avalia Eliana.
 
Veja agora alguns depoimentos de mulheres que tornaram essa Semana uma realidade na capital:
 
“Durante a semana da mulher, a equipe da Casa da Mulher Brasileira participou dos eventos organizados pela Edepar e das palestras dadas para as mulheres que vieram participar de audiência para retirar a representação criminal. Tivemos amplo debate, com críticas ao sistema e possibilidade de reconhecimento da vivência do ciclo da violência e, com isso, parte das mulheres optaram por prosseguir a ação penal.”
 
Luciana Tramujas Azevedo Bueno, coordenadora da sede da Defensoria Pública na Casa da Mulher Brasileira.
 
“A EDEPAR ficou imensamente feliz em organizar e realizar as atividades da Semana da Mulher, conjuntamente as sedes participantes. A adesão dos defensores, em especial, e das equipes técnicas, assistentes sociais e psicólogos do interior do estado e da capital, foram fundamentais para o sucesso do projeto.”
 
Gabriele Maria Rezende Bahr, assistente social da Edepar.
 
"A Semana da Mulher, realizada pela Edepar e pelo NUCIDH, em parceria com a ADEPAR, desenvolveu uma série de atividades voltada para o público feminino, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, data que deve ser sempre utilizada como meio de reflexão e de lutas pelos direitos das mulheres. Conseguimos, na programação, discorrer sobre temas extremamente importantes, e sensibilizar as assistidas, defensoras públicas e servidoras da DPPR, da importância das conquistas e dos próximos obstáculos do movimento feminista. Esperamos, a cada ano, aprimorar os eventos, e alcançar, cada vez mais, um maior número de mulheres.”
 
Lívia Martins Salomão Brodbeck e Silva, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Paraná (Adepar).
 
Nós mulheres representamos 72,3% do universo de servidores da Defensoria e todos os dias deixamos filhos, pais, companheiros e companheiras e seguimos para mais um dia de luta na defesa de quem precisa de acesso à Justiça. Estamos firmes atendendo, triando, aconselhando, peticionando, direcionando, ouvindo e sempre fazendo valer a premissa de promover a assistência jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, àqueles que necessitam.
 
Juliana Falcão Fidalgo, representante da Associação dos Servidores da Defensoria Pública do Paraná (Assedepar).
 
Também participaram da realização desta Semana da Mulher as defensoras públicas Flora Vaz Cardoso Pinheiro, Ana Caroline Teixeira, Patricia Rodrigues Mendes e Cinthia Azevedo Santos, coordenadora do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH); a psicóloga Jéssica Mendes, da sede da DPPR na Casa da Mulher Brasileira, e a professora Cinthia Tortato, do Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)