Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
04/09/2017

ADEP-BA participa de posse popular de 20 novos defensores públicos

Fonte: ADEP
Estado: BA

Emoção, alegria e muitos aplausos. Esta foi a tônica que permeou a posse popular dos vinte novos defensores públicos realizada nesta sexta-feira, 1, no largo do Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador. Representantes da sociedade civil e pessoas em situação de rua foram os responsáveis pela entrega dos certificados aos novos integrantes da carreira, que seguirão para atuação no interior da Bahia a partir deste mês de setembro.

Primeiro a se pronunciar, o presidente da Adep-BA, João Gavazza, parabenizou aos novos colegas, sinalizando a importância dos serviços prestados pelos defensores públicos para o acesso das pessoas mais pobres à Justiça. Reforçou ainda a necessidade de atenção ao déficit de profissionais no Estado, a grande evasão existente na carreira, a importância da paridade no tratamento entre as carreiras que compõem o sistema de Justiça e de políticas governamentais para que o trabalho prestado seja ampliado cada vez mais.

"É preciso hoje, com esse ato popular, uma conscientização também da sociedade de apoio à Defensoria Pública, aos servidores e aos defensores públicos para que nós consigamos chegar à população e cada vez mais prestar um bom trabalho, digno e com qualidade", pontuou ele, completando que os novos membros da carreira agora também fazem parte da luta por este fortalecimento.

Além do presidente da associação, a ouvidora-geral da Defensoria Pública, Vilma Reis, também se pronunciou sobre a importância do momento e da atuação que farão no interior, desejando força e coragem ao grupo.

O defensor Claudino Santos falou em nome dos empossados, consciente da responsabilidade que virá pela frente. "Tenham a certeza que cada um de nós sabe da grande responsabilidade que é assumir o cargo de defensor público, mas a ciência dessa responsabilidade não nos acovarda. Lutaremos a cada dia pelos interesses da população, pela proteção dos direitos e para impedir violações", afirmou ele.

Quem também se emocionou com o momento foi à defensora Ana Luiza Silva. "A posse popular é, sem dúvida, a mais significativa de todas, porque a gente tem contato com os nossos assistidos. A Defensoria não é composta só por defensores públicos, mas principalmente pelo povo", pontuou.

A cerimônia foi encerrada pelo defensor público-geral, Clériston Cavalcante de Macedo. Além dos empossados, acompanharam a posse os familiares, colegas, servidores e autoridades.

Após a entrega dos certificados os defensores realizaram ainda um mutirão de atendimento à população e assistiram a palestra do juiz Edinaldo César Santos Júnior (TJ-SE), realizada na Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho.

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
13 de maio (virtualmente)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)