Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
30/06/2017

Santa Catarina recebe II Encontro Nacional dos Defensores Públicos do Tribunal do Júri

Fonte: *Crédito foto e informações: ASCOM DPE/TO
Defensores públicos de todo o Brasil participaram do II Encontro Nacional dos Defensores Públicos do Tribunal do Júri, que aconteceu de 28 a 30 de junho, em Florianópolis (SC). A iniciativa é do Grupo dos Defensores Públicos do Júri do Brasil e contou com o apoio da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) e da Escola Nacional dos Defensores Públicos do Brasil (ENADEP). No evento, foram debatidas questões atinentes ao procedimento do Tribunal do Júri, especialmente no que diz respeito ao Plenário, de modo a garantir a verdadeira plenitude de defesa.
 
Nesses três dias de atividades foram realizadas mesas redondas, painéis temáticos, entre outras atividades, nas quais os participantes debateram situações práticas vividas pelos Defensores Públicos que atuam perante ao Tribunal do Júri, visando o aperfeiçoamento de técnicas de defesa no plenário do júri e o crescimento dos profissionais que atuam na área criminal nas Defensorias Públicas estaduais.
 
Entre os renomados profissionais que integram a lista de palestrantes do Encontro estão o advogado criminalista Mauro Octávio Nacif, que já atuou em cerca de 800 júris e 500 sustentações orais; e o especialista e mestre em Ciências Criminais Jader Marques; o coordenador do Nujuri – Núcleo do Tribunal do Júri da DPE-TO, o defensor público Kita Maciel, que participou de mesa-redonda com mais quatro Defensores (Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro e Bahia); e o defensor público Danilo Frasseto integra um grupo de cerca de 10 palestrantes.
 
De acordo com a diretora da ENADEP Fernanda Mambrinni, foi uma grande oportunidade não só de ampliar os conhecimentos sobre a matéria, mas também de compartilhar experiências. "Em tempos de espetacularização do processo penal e mitigação dos direitos do acusado em prol da opinião pública, torna-se ainda mais importante o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade. O cenário é ainda mais grave no Tribunal do Júri, dadas as peculiaridades do seu rito. O evento apresenta, pois, extrema importância, para que a Defensoria Pública preste o melhor serviço possível aos seus usuários", explica. 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
13 de maio (virtualmente)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)