Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
05/01/2017

RR: Atendimentos aumentaram em 31% em 2016

Fonte: ASCOM/DPE-RR
Estado: RR
Há 13 anos a Câmara de Conciliação, Núcleo da Defensoria Pública do Estado (DPE) presta serviço ao povo de Roraima com alternativas de solução de conflito, sem que haja a necessidade de recorrer previamente ao Judiciário. Levantamento feito pelo Núcleo aponta que houve aumento anual de 31% nos atendimentos. Os dados referem-se ao ano passado em comparação ao ano de 2015.
 
Em 2016, cerca de 4.880 mil pessoas foram atendidas pela Câmara de Conciliação, contra 3.731 atendidas em 2015. A maior parte dos acordos homologados envolveu ações de alimentos, guardas e divórcios.
 
De acordo com a defensora pública Elceni Diogo, titular da Câmara, o ano de 2016 foi intenso. “Finalizamos com a sensação de dever cumprido, foi um ano produtivo. Muitas ações foram homologadas, aprendemos com cada caso que chegou até a Câmara, e nos sentimos realizados em poder ajudar tantas pessoas a solucionarem seus conflitos por meio da conciliação”, declarou.
 
Na Câmara, as partes recebem a assistência da defensora Elceni Diogo que atua como mediadora e pacificadora dos conflitos. Para isso, ela dispõe do auxílio de estagiários em Psicologia e em Direito. A equipe leva as partes ao melhor entendimento de seus conflitos e consequentemente a melhor solução possível.
 
“A Câmara dá agilidade ao trabalho da justiça e proporciona a pacificação por uma decisão das próprias partes envolvidas, então além de trabalhar a questão jurídica, tratamos o conflito sem a necessidade de um longo processo judicial. Somente se a resolução consensual não for possível a questão será judicializada”, explicou Elceni.
 
Para 2017, a expectativa da defensora é de continuar o trabalho desenvolvido há mais de uma década, e o desejo de que todos os conflitos que vierem a surgir sejam solucionados de forma pacífica. “Desejamos que no ano que inicia o trabalho permaneça ainda mais, e que cada vez mais as pessoas optem pela conciliação na hora de resolverem seus conflitos familiares, evitando assim desgastes físicos e emocionais para as partes envolvidas”, finalizou.
 
A Câmara de Conciliação está localizada na Avenida Glaycon de Paiva, 1681, bairro São Vicente, no prédio onde funciona a Vara da Justiça Itinerante. O atendimento ocorre de segunda a sexta das 07h30 às 13h30. Devido ao recesso forense, os atendimentos retornarão no dia 9 de janeiro de 2017, segunda-feira.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)