PI: Estágio na Defensoria é reconhecido como um dos mais abrangentes na área do Direito
Estado: PI

Por ser reconhecido como um dos mais abrangentes na área do Direito, o Estágio na Defensoria Pública do Estado do Piauí tem registrado ao longo dos anos uma intensa procura por parte dos estudantes dos cursos de Direito da capital e interior do Estado, fato que é comemorado pela Coordenação de Estágio da Instituição especialmente nesta quinta-feira, dia 18 de agosto, quando transcorre o Dia do Estagiário.
Com a característica de permitir ao estudante a participação efetiva e proativa em todo o processo de elaboração da Justiça, por oportunizar o desenvolvimento pratico daquilo que ele aprende na teoria, o estagio na Defensoria Pública é realizado sempre sob a supervisão de um defensor público e passa por todas as etapas inerentes à profissão tendo o estagiário contato inicial com os assistido e a oportunidade de elaborar petições, protocolando e acompanhando todo o desenvolvimento do processo em vários ramos das áreas Cível e Criminal, o que tem sido de grande valia para definir aquilo em que cada um se especializará dentro da profissão segundo depoimentos de pessoas hoje firmadas no mercado de trabalho em vários ramos do Direito.
O defensor público no Estado do Maranhão Mário Sérgio Moura Santos é um ex-estagiário da DPE-PI e diz que o aprendizado conseguido foi muito importante para a definição de sua carreira. “Eu decidi ser defensor público graças ao estágio na Defensoria Pública do Estado do Piauí, foi essencial para mim”, afirma o Defensor que atua na cidade de Esperantinóplolis (MA).
Também ex-estagiária da Defensoria Pública a escrivã Judicial do Tribunal de Justiça do Piauí desde 2012, Maria Luiza Pereira Flor, confirma a experiência significativa que teve estagiando na DPE-PI. “A Defensoria Pública foi extremamente importante em minha vida. Além de me proporcionar um enorme ganho de conhecimento jurídico, me fez crescer como ser humano. Foi nesta bela Instituição que aprendi como lidar e ao menos tentar amenizar o sofrimento dos assistidos. Aprendi que devemos lutar pela justiça e pelo cumprimento da lei acima de tudo. Inclusive estes ensinamentos me são muito úteis no desempenho de minha atual atividade profissional e os levarei enquanto vida tiver e espero um dia ser também um membro da Defensoria Pública”, diz.
O Coordenador de Estágio da DPE-PI, defensor público Marcelo Moita Pierot, ressalta a satisfação em ver o grau de aproveitamento que é possível proporcionar aos estudantes que estagiam na Instituição. “A Defensoria tem muito orgulho do seu programa de estágio vez que proporciona ao estudante a possibilidade de vivência da prática de atendimento ao público, petições diversas, assim como ver o resultado final do processo ou da resolução extrajudicial do conflito, tudo supervisionado pelo Defensor que é acompanhado pelo estagiário do respectivo núcleo. Essa vivência possibilita, inclusive a opção pela futura careira a ser seguida, prova disso é que temos muitos ex estagiários nas mais diversas áreas do Direito”, pontua.
Para estagiar na Defensoria Pública do Estado do Piauí, dentro do Estágio Voluntário ou do Remunerado, o estudante precisa passar por Teste Seletivo, sendo requisito para isso estar matriculado no 6º, 7º, 8º ou 9º semestre, ou estar cursando a partir do 4º ano, do Curso de Bacharelado em Direito, quando o referido curso tenha duração de cinco anos, ou ainda estar matriculado no 6º, 7º, 8º, 9º, 10º ou 11º semestre, ou cursando a partir do 4º ano, do Curso de Bacharelado em Direito, quando referido curso tenha duração de seis anos.






