Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
11/05/2016

MG: Defensores públicos vão levar atendimento a Região Hospitalar de Belo Horizonte na quinta-feira, 19 de maio

Fonte: ASCOM/DPE-MG
Estado: MG

Na quinta-feira, 19 de maio, data em que se comemora em todo o Brasil o Dia Nacional da Defensoria Pública, a Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), em parceria com a Defensoria Pública do Estado e a Defensoria Federal, realiza mais um dos seus já tradicionais mutirões de atendimento à população.  Seguindo a Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) a ação tem por objetivo divulgar a atuação dos defensores públicos e os serviços prestados pela instituição Defensoria Pública.

Com o tema Garantir o seu direito é o nosso maior feito, a campanha permanente destaca este ano a atuação do defensor público no acesso à saúde.

Defensores públicos estaduais e três defensores públicos federais vão atender aos interessados na tenda da Defensoria Pública, no dia 19 de maio, de 9 às 12 horas. Durante a atividade também haverá distribuição de panfletos que trazem informações para a população sobre como e de que forma recorrer a um defensor público quando o assunto é acesso à saúde. Entretanto, profissionais com atuação em outras e diversas áreas jurídicas também estarão presentes para prestar orientação.
 
Localização

Desta vez o local escolhido para a atividade-que já vem sendo aguardada pela população, foi a Praça Hugo Werneck, no Bairro Santa Efigênia, entre as avenidas Francisco Sales e Alfredo Balena, na Regional Centro Sul de Belo Horizonte. Conhecida como Região Hospitalar, a área abriga a Santa Casa de Misericórdia, a Maternidade Otaviano Neves, o Hospital São Lucas e o das Clínicas da UFMG, além de vários consultórios, laboratórios, clínicas e lojas especializadas.

Histórico

Nos últimos oito anos, a ANADEP -Associação Nacional dos Defensores Públicos, em parceria com as Associações Estaduais, tem aproveitado o dia Nacional da Defensoria Pública - 19 de maio - para aproximar-se ainda mais da sociedade, sensibilizando a população e as autoridades sobre a necessidade de se fazer cumprir o que prevê o artigo 5º, inciso LXXIV da Constituição. O dispositivo assegura que todo indivíduo, brasileiro ou estrangeiro, tem o direito fundamental de acesso à Justiça, mesmo que esteja sem condições financeiras para pagar advogado particular.

A primeira campanha foi em 2008, tendo como tema: Defensor Público- Agente de Cidadania. Em seguida vieram: Defensoria Pública para quem precisa-Justiça para todos (2009); Defensoria Pública pelo direito à moradia (2010); Crianças e adolescentes primeiro (2011); Ensinar, prevenir, conciliar-Defensores públicos pela garantia extrajudicial dos direitos (2012); Defensores Públicos pelo direito de recomeçar (2013), Defensor Público: Transformando a causa de um no benefício de todos (2014 e 2015).

Os eventos em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública acontecem simultaneamente em todo o país, com extensa programação.

 

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)