Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
08/01/2016

ANADEP promove I Fórum de Defensorias Públicas e Direitos LGBTI e lança Relatório Nacional de Atuação em prol da Diversidade Sexual e Identidade de Gênero

Fonte: Ascom ANADEP
Estado: DF
Para celebrar o Dia Nacional de Visibilidade Trans (29 de janeiro), a Comissão de Diversidade Sexual e Identidade de Gênero da ANADEP promoverá o I FÓRUM DE DEFENSORIAS PÚBLICAS E DIREITOS LGBTI, que ocorrerá no Rio de Janeiro, no dia 29 de janeiro de 2016, a partir das 9h, no Auditório da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio de Janeiro – FESUDEPERJ. A ideia é aprovar proposições para todas a Defensorias Públicas no Brasil sobre atuação em defesa dos direitos LGBTI e dar encaminhamento às principais demandas de interesse desta comunidade através do contado direto com os movimentos sociais.
 
Para o coordenador da Comissão de Diversidade Sexual e Identidade de Gênero da ANADEP, Sergio Lima, a comunidade LGBTI é um grupo que somente agora encontra algum espaço em relação à conquista de seus direitos e, exatamente por isso, é um dos grupos que mais sofre com a resistência político-religiosa do Congresso Nacional. “A Defensoria Pública, por vezes, é a única esperança que muitos LGBTIs encontram. Por isso nossa preocupação em ampliar o debate a cerca de questões tão pouco estudadas, apesar de sua evidente complexidade”, pontua.
 
O evento contará com dois paineis pela manhã, sendo que o primeiro abordará temas como despatologização da transexualidade, cirurgia de redesignação sexual e ações de registros públicos (nome social). Já no segundo painel, os temas a serem debatidos serão relacionados a violência contra a população trans* e situação carcerária das pessoas trans*.
 
Relatório
 
Durante o evento será aberto o prazo para o recebimento de trabalhos que comporão o RELATÓRIO NACIONAL DE ATUAÇÃO EM PROL DA DIVERSIDADE SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO, publicação a ser construída a partir de práticas vivenciadas por defensores públicos em todo o Brasil.
 
Interessados em contribuir para a elaboração do referido relatório podem, desde já, acessar o edital. O respectivo material será recebido entre os dias 29 de janeiro de 2016 e 31 de julho de 2016. Os relatos de trabalhos deverão ser enviados para o email diversidadeanadep@gmail.com, com o assunto “Relatório Diversidade - Relato de Atuação. No corpo do email deverá constar o nome completo do autor ou autora do trabalho, o tema referente à contribuição e um breve esclarecimento sobre a contribuição enviada de, no máximo, 10 linhas.
 
O resultado da seleção será divulgado no portal “www.anadep.org.br” e na fanpage “www.facebook.com/diversidadeanadep”.
 
Clique aqui e acesse o edital.
 
Serviço: O QUE: I Fórum de Defensorias Públicas e Direitos LGBTI e lança Relatório Nacional de Atuação em prol da Diversidade Sexual e Identidade de Gênero
 
QUANDO: 29 de janeiro (sexta-feira), a partir das 9h
 
ONDE: Auditório da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio de Janeiro – FESUDEPERJ (Av. Marechal Câmara, 314 - 4º andar - Centro – RJ).
 
LINKS: www.facebook.com/diversidadeanadep
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)