Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
25/11/2015

SP: Defensoria Pública obtém liberdade a preso provisório que aguarda julgamento há 4 anos

Fonte: ASCOM/DPE-SP
Estado: SP
A Defensoria Pública de SP obteve, na última sexta-feira (18/11), uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que concede liberdade a uma pessoa que estava presa provisoriamente há mais de quatro anos no Centro de Detenção Provisória de Taubaté.
 
Marcelo (nome fictício) foi preso em abril de 2011 e, até o momento, não foi julgado pela suspeita de homicídio. Primário, ele nega veementemente a autoria do fato. Em uma carta escrita ao STJ, relatou sua situação de preso provisório, sem previsão para a realização de seu julgamento, o que motivou a atuação da Defensoria Pública de SP.
 
Apesar de um advogado constar no processo como defensor do réu, a Defensoria Pública de SP ingressou com um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça paulista após ter tentado entrar em contato com o profissional, sem sucesso. O Tribunal de Justiça negou o pedido de liberdade do acusado, o que fez o Defensor Público Saulo Dutra de Oliveira recorrer do STJ. “Marcelo sofre evidente constrangimento ilegal em razão do excesso de prazo para apuração e julgamento que já se estende, sem decisão, há mais de 4 anos. É certo que tão longo prazo viola a garantia fundamental da razoável duração do processo, prevista na Constituição Federal, desrespeitando os consagrados princípios da legalidade, razoabilidade e da dignidade da pessoa humana”.
 
No STJ, o Ministro Rogério Schietti Cruz constatou o excesso de prazo para julgamento de Marcelo e a perspectiva de este julgamento se alongar por mais tempo, em razão da ausência de data designada para o julgamento do acusado.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)