Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
17/07/2015

ES: Defensoria Pública entra como Amicus Curiae em ADI sobre a Audiência de Custódia

Fonte: Empório do Direito
A ADI 5240 foi ajuizada pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (ADEPOL/Brasil),contestando ato normativo praticado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e pela Corregedoria Geral da Justiça daquele Estado que teria implementado a audiência de custódia, estabelecendo a obrigatoriedade do delegado de polícia apresentar ao juiz toda e qualquer pessoa detida em situação de flagrante em até 24 horas após a prisão.
 
Outros Judiciários dos Estados da Federação já promulgaram provimentos com a finalidade de regulamentar a audiência de custódia, tendo o Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo estabelecido sua implementação pelo Ato Normativo nº 13/2015.
 
A Defensoria Pública do ES alega que possui pertinência temática, porquanto a matéria ajuizada na Ação Direta de Inconstitucionalidade atinge diretamente os trabalhos desenvolvidos pela Defensoria Pública, especialmente a Defensoria Pública do Espírito Santo, segundo Estado do país a implantar as audiências de custódia em toda região Metropolitana.
 
Atuando dentro do sistema prisional Espiritossantense desde o início das audiências de custódia, a Defensoria Pública informa que adquiriu relevante conhecimento prático, chegando a ser recentemente mencionada por representante do Departamento Penitenciário Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, como modelo e exemplo a ser seguido por outras Defensorias.
 
O defensor público-geral do Espírito Santo, responsável pela assinatura do Amicus Curiae, afirma que a matéria debatida é de extrema relevância, pois atrai temáticas de direitos fundamentais, de tratados internacionais e de direitos e garantias daqueles que se encontram encarcerados.
 
O Amicus Curiae traz diversas abordagens para o debate em ampla escala, como a superlotação carcerária, a dignidade da pessoa humana, a prevenção e identificação de práticas de tortura e a atuação interdisciplinar durante a audiência de custódia.
 
Confira aqui a íntegra da Petição em que a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo requer o seu ingresso como Amicus Curiae na ADI n. 5.240/SP, protocolizada hoje (16/07/2015) perante o Supremo Tribunal Federal, conforme o Recibo de Protocolo de Petição Eletrônica.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)